Casa Porto estreia exposição com oficinas nesta sexta-feira (5)

Casa Porto estreia exposição com oficinas nesta sexta-feira (5)
Exposição da Casa Porto das Artes Plásticas "Centramento Pessoal com o uso da Arte

Você já imaginou trabalhar a percepção do equilíbrio pessoal por meio da arte? Isso será possível a partir da próxima sexta (5). A data marca a estreia da nova exposição da Casa Porto das Artes Plásticas “Centramento Pessoal com o uso da Arte”, do artista Dalmo Amorim.

A mostra, que segue até o próximo dia 27, percorre os trabalhos do artista e de pessoas que passaram pelo mesmo processo, desde a década de 1990. São mandalas em óleo sobre tela, acrílico sobre tela, pastel, carvão sobre papel e acrílico sobre papel.

“A proposta é arte com conscientização. Participo de vivências desde a década de 70. A partir dos anos 90 iniciei meus trabalhos em Salvador com o objetivo de inclusão social e de envolver a comunidade. Como os participantes ficavam felizes com os trabalhos realizados e recomendavam a amigos, as ações viralizaram como oficina de arte, pela qual já passaram centenas de pessoas com idades de 5 a 70 anos”, declara Dalmo.

A visitação na Casa Porto, que fica no Centro Histórico de Vitória, é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 10 às 18h30 e aos sábados das 10 às 14 horas.

Oficinas

Os munícipes também estarão incluídos nas oficinas do projeto. É que durante toda a mostra, aos sábados, serão abertas 20 vagas (por dia) para que o público possa aprender técnicas do “Centramento” que vão desde a conscientização até o processo de preparação de desenhos.

As oficinas serão realizadas nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto, das 9 às 11 horas, de forma gratuita. Todas possuem classificação indicativa de 14 anos.

“Nas aulas que visam desenvolver o senso artístico de estudantes de arte e do público em geral, debateremos com os participantes o conceito de simetria por meio da projeção de slides com o método de trabalho. A partir daí partimos para o centramento físico e a produção artística individual”, detalha o artista.

As inscrições podem ser feitas pelo Google Forms por meio dos seguintes links:

Dia 06/08
https://forms.gle/sZaCGpKDrpiPwAk48

Dia 13/08
https://forms.gle/TAZCSgrLF1zJ86eWA

Dia 20/08
https://forms.gle/hgY4ULBS6q1nQDJC7

Dia 27/08
https://forms.gle/DhzcV8ECDSFQ8cwK9

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Sobre o artista

Dalmo Amorim é engenheiro de petróleo, doutorando em Engenharia de Energia pela USP, artista plástico, compositor e cantor.

Residente em Vitória desde 2011, participa atualmente como tenor do Madrigal Cantorum e do coro IFES.

Na década de 70, foi aluno de artes plásticas dos artistas Bassano Vaccarini, Antônio Palocci e Sérgio Benedetti.

Criou em Salvador, na década de 90, uma oficina de arte de Centramento Pessoal para comunidade local, por onde passaram centenas de participantes, de 5 a 70 anos.

Entre outros trabalhos, em diferentes áreas artísticas, estão o seu CD “Mandalas”, com músicas estilo new-age, lançado em parceria com Henrique Gabarra em 1999 e o CD “Em Busca do Mestre”, com músicas do mesmo estilo, também em parceria com Gabarra.

 

Serviço
Exposição “Centramento Pessoal com o uso da Arte”
Quando: de 5 a 27 de agosto de 2022
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico de Vitória.
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 10 às 18h30 e, aos sábados, das 10 às 14 horas.
Classificação Indicativa: Exposição, livre – Oficinas, 14 anos.
Entrada Franca.