PMV assina Ordem de Serviço para instalações de guarda-corpo, corrimão e guia

PMV assina Ordem de Serviço para instalações de guarda-corpo, corrimão e guia
Assinatura de Ordem de Serviço para instalações de guarda-corpo, corrimão e guia

A Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, assinou nesta sexta-feira (21) a Ordem de Serviço para recuperação, manutenção e instalação de guarda-corpos, corrimãos e guias de bicicleta nas áreas elevadas de Vitória.

O prefeito Lorenzo Pazolini, juntamente com lideranças comunitárias, secretários e vereadores, se reuniram na sala de reunião da PMV para abordar e pontuar os impactos que as manutenções e instalações trazem para a capital.

Reparar pontos de corrosão e estruturas deterioradas, adequar as instalações que estão fora das normas da ABNT e implementar guia de bicicleta em escadarias. Essas, entre outras obras, serão as ações realizadas com o objetivo de garantir a segurança e acessibilidade aos munícipes.

A manutenção desses elementos é de suma importância para impedir acidentes e proporcionar proteção nos locais onde estão e serão instalados.

“São muitos anos com esse pedido pelo guarda-corpo e o corrimão nas partes altas da cidade, e o poder público não teve a capacidade de ouvir essas vozes que ecoavam em nossa cidade”, afirma o prefeito Lorenzo Pazolini.

O chefe do Executivo listou obras que estão em andamento na atual gestão, sonhos antigos das comunidades.

“Estamos aqui entregar o que já existe, como a Orla de São Pedro, que já começou, que ficou quantos anos no papel em desenho de computador? É o Mercado da Capixaba, que foram mais de 20 anos de espera. É o Colégio São Vicente, no Centro de Vitória, que tivemos cinco Ordens de Serviço assinadas por outros prefeitos, e nao tinha sequer uma coluna levantada”, destacou.

“É por isso que Vitória vai deixar de ter a obra pública há mais tempo abandonada. Ninguém lembra da Escola Paulo Freire, lá em Inhanguetá. E nós vamos inaugurar no dia 7 de dezembro! Foram 20 anos para que essa obra saísse do papel. Eu ando três ou quatro vezes na semana em comunidades de Vitória, e é ali que eu vejo o calor da panela, o que o povo passa, aquela demanda que não chega ao gabinete, mas que precisa ser ouvida e atendida”, completou Pazolini.

Equipes da Central de Serviços acompanharam de perto diversos pontos com guarda-corpos desgastados e precisando de manutenção. Junto a isso, moradores foram ouvidos e manifestaram suas necessidades referente a restauração desses materiais.

“Nós temos a expectativa da mobilização da empresa para iniciar as atividades em no máximo 30 dias. esse trabalho será iniciado pelas regiões que tem a maior necessidade de recuperação e que tenha algum tipo de risco que possa trazer insegurança aos moradores da região,” pontuou o Secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Assinatura de Ordem de Serviço para instalações de guarda-corpo, corrimão e guia

O guia de bicicleta é uma das inovações desta gestão. Com a ideia de facilitar a vida de todos os moradores da cidade que dependem das escadarias e que possuem a bike como principal meio de transporte, todas as escadarias de Vitória receberão o guia. As instalações ocorrerão de forma gradativa.

“Com este contrato iremos atender uma demanda reprimida de muitos anos na cidade de Vitória, garantindo dignidade e mobilidade aos moradores da parte alta da cidade,” disse o subsecretário de Gestão da Central de Serviços, Paulo Vitor Aquino Dal Col.

Investimento:

Para a realização dessa obra, o valor licitado é de R$ 6.144.429,43, contemplando instalação ou troca de 16.876m de tubos em aço galvanizado, contendo tamanhos variados de tubulações, mais de 700m³ de concreto para recuperação das estruturas existentes, recuperação e pintura de mais de 6.605m² de estruturas metálicas e instalação de 17.747m de guias para bicicletas.

Plano Vitória

A obra faz parte do Plano Vitória, que prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2024 e foi lançado em setembro do ano passado. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.