Prefeitura entrega revitalização do Parque Municipal Gruta da Onça
Prefeitura inaugura revitalização do Parque Municipal Gruta da Onça
A Prefeitura de Vitória inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 10, as obras de obras de revitalização do Parque Municipal Gruta da Onça. Foram intervenções de contenção de encostas, reforma e reconstrução de 1.100 metros de escadarias, que receberam guarda corpo em aço inox e iluminação e a construção da nova sede do parque.
Contratadas pela gestão anterior por R$ 14.717.569,43 as obras de revitalização do parque Gruta da Onça constam ainda da implantação de um novo complexo para visitantes, com centro de educação ambiental, auditório, banheiros, cozinha, sala de administração e almoxarifado para que atender às necessidades dos usuários.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita capitã Estéfane, vereadores, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil da área do meio ambiente, secretários municipais e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Elisa Taveira.
Com área de 69 mil metros quadrados, o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para trilhas entre nascentes e riachos, cercados de exuberante vegetação de Mata Atlântica. O parque foi criado em 1988 e reinaugurado em 1996.
O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini comemorou a reabertura do parque. “Fizemos o dever de casa. Reorganizamos as finanças e conseguimos recursos para investimentos. Hoje, inauguramos essa obra, até antes do período que nós imaginávamos”, disse.
E garantiu que as políticas públicas vão se materializar em novas entregas no curso da administração. “Afirmo que grandes coisas estão por vir; temos uma prefeitura organizada, temos uma equipe extremamente preparada e motivada atuar. E temos um povo que precisa de apoio, de carinho e atenção”, concluiu.
A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Elisa Taveira. Elisa Taveira parabenizou a administração municipal pela obra e pela conduta no curso da revitalização do parque. “No reinício da obra tivemos que fazer ajustes e estamos caminhando no sentido concluí-los. Agradeço a prefeitura por nos ouvir e por nos atender respeitando o patrimônio existente”, afirmou.
A obra de revitalização foi iniciada em 2020. Quando a atual gestão assumiu em janeiro de 2021 a obra estava paralisada por falta de recursos. Reiniciada em julho 2021 e após seis meses de obras em andamento o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN determinou a contratação de um arqueólogo para avaliar se havia impacto das obras ao patrimônio arqueológico do local.
A Prefeitura de Vitória sanou um vício da gestão anterior, que não fez a análise do impacto das intervenções no patrimônio arqueológico na fase de planejamento do empreendimento, e concluiu o empreendimento com recursos próprios.
“Essa era uma das obras paradas por falta de recursos e a última a ser retomada pela nossa gestão. E encontramos ainda outro problema: o IPHAN não havia sido consultado sobre a viabilidade da revitalização. Agradecemos ao IPHAN que nos ajudou a regularizar a situação e a retomar as intervenções e hoje entregamos este parque para a cidade”, revelou o secretário de Obras Gustavo Perin.
“A entrega das obras do parque Natural Municipal Gruta da onça marca o compromisso da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini com a sustentabilidade da cidade. Neste equipamento, além da gestão da unidade de conservação vamos operar um dos maiores centros de educação ambiental do estado. A Sede Municipal de Educação Ambiental de Referência -Semear. Esta nova estrutura ofertará para a população e turistas um importante atrativo para contemplar o meio ambiente e o patrimônio cultural inserido no centro da capital”, anunciou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.