Professor revive vivência de quando era estagiário no Parque da Fonte Grande

Professor revive vivência de quando era estagiário no Parque da Fonte Grande
Aula no Parque da Fonte Grande

Já diz o ditado: “o bom filho à casa torna”. Todo o conhecimento adquirido pelo professor de Geografia Sérgio Suano, quando era estagiário do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande, foi transmitido para seus alunos do 7º ano da Emef Terfina Rocha Ferreira, de Cariacica, nesta quarta-feira (09).

Foi ele quem conduziu a turma na monitoria na Trilha da Pedra da Batata, que leva ao mirante do Sumaré, e na trilha do Caracol, que leva ao Mirante da Cidade.

“Durante o estágio no Parque da Fonte Grande, aprendi sobre a importância do parque como espaço não formal na formação de sujeitos reflexivos em torno da questão ambiental e, além disso, como a preservação da vegetação da mata atlântica do maciço central de Vitória é importante para evitar ocupações em áreas de encostas, para não ocorrerem deslizamentos de massas”, disse Sérgio.

Segundo o educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza, o ex-estagiário Sérgio sempre foi comprometido com o estágio, período no qual praticou os conhecimentos adquiridos no seu curso de licenciatura plena em Geografia pela UFES.

“O Sérgio sempre buscava contribuir com o nosso trabalho de monitoria de interpretação ambiental nos mirantes e nas trilhas em ambiente de Mata Atlântica, demonstrando conhecimento e segurança para guiar os grupos de escolas, dizia que ele já atuava como um profissional, fico feliz de recebe lo agora como profissional competente e com entusiasmo com sua profissão, a educação precisa de professores assim, dispostos a proporcionar um ambiente diferente de aprendizado para os alunos e os parques de Vitória são espaços de educação não formal que cumprem essa missão”.

Atividades

As atividades dos estagiários do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande são :

  • Monitoria em trilhas Interpretativas em ambiente de Mata Atlântica com supervisão do educador ambiental;
  • Apoio em eventos ambientais;
  • Auxílio em planejamento e acompanhamento do projeto “Mata Atlântica, Floresta que Ensina”;
  • Participação em formação em educação ambiental como cursista.

 

Fonte: PMV