Começa nesta sexta-feira (16), Festival TendaLab com apoio da Cultura de Vitória

Começa nesta sexta-feira (16), Festival TendaLab com apoio da Cultura de Vitória

Pluralidade, mistura de gêneros musicais e valorização da música brasileira. Esses são alguns dos objetivos do 8º Festival TendaLab, que será realizado na próxima sexta-feira (16) e no sábado (17), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc). O evento ocorre no estacionamento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras.

O evento, que é gratuito, reúne em sua programação grandes nomes da música brasileira e regional. Entre eles estão: Leci Brandão, Simone, Gaby Amarantos, Mukeka Di Rato e Budah.

“O TendaLab é um festival de fomento da música brasileira. A proposta é sempre reunir artistas de diversas gerações, promovendo um intercâmbio de gêneros e atrações musicais de várias partes do Brasil com o público do Espírito Santo”, declarou a idealizadora, curadora e produtora do evento, Lucia Caus.

Mistura

Não serão só os ritmos que estarão “juntos e misturados” na 8ª edição do Festival TendaLab. As atrações também reúnem diferentes gerações, percorrendo repertórios tradicionais da década de 80 até seleções de grandes sucessos da atualidade.

O público, que terá acesso ao espaço a partir das 19 horas, nos dois dias, poderá conferir de tudo um pouco. Pop, rock, MPB, carimbó, samba e pagodão baiano animarão a plateia presente no local.

Sexta-feira (16)

Budah

A compositora, cantora e rapper capixaba Budah abre o festival a partir das 21h30.

Dona de letras marcantes e envolventes, que costumam abordar temas de romance e situações rotineiras sempre carregadas de referências em R&B, a artista é a front feminina que compõe a nova temporada de shows do coletivo Poesia Acústica, além de ter sido convidada para participar do projeto internacional “Colors”.

Jahzz

A mistura experimental do jazz e do reggae deu origem ao projeto Jahzz, segunda atração da noite. O movimento surgiu no Espírito Santo criado pelo cantor, compositor e percussionista Jahfa e pelo músico e produtor musical Gabriel Ruy.

As ricas descobertas sonoras provenientes da mistura dos dois ritmos deram origem a um estilo musical diferenciado que rendeu parcerias importantes como com os cantores Ney Matogrosso e Xande Pilares.

DJ Úrsula

Terceira a se apresentar, a DJ Úrsula Pussynail é famosa por comandar pick-ups de diversos espaços da Grande Vitória. No seu trabalho constrói sets que contam uma história através da mixagem. Na pista, a artista mistura pop internacional e nacional de todas as eras à nova MPB e o funk.

Simone chega à Vitória para celebrar seus 50 anos de carreira e abre o segundo dia de festival.
Simone chega à Vitória para celebrar seus 50 anos de carreira e abre o segundo dia de festival. (ampliar)

Leci Brandão

Quem também marca presença no Festival TendaLab é a dama do samba Leci Brandão. Com mais de 40 anos de carreira, nascida em Madureira, e criada em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira.

Mukeka di Rato

Mukeka di Rato com todo o seu rock encerra a primeira noite de programação. Criada no início dos anos 90, na cidade de Vila Velha, a banda é referência do estilo underground. Para o TendaLab o grupo promete apresentar as “pauleiras sonoras” do mais novo trabalho: Boiada Suicida.

Sábado (17)

Simone

Simone chega à Vitória para celebrar seus 50 anos de carreira e abre o segundo dia de festival com o show “Tô voltando”, que percorre sua trajetória como uma das maiores intérpretes da música nacional.

Com direção musical de Pupillo e direção geral de Marcus Preto, o espetáculo reúne inúmeros clássicos da música brasileira imortalizados na voz da cantora. Entre os hits que o público vai poder ouvir e cantar além de “Tô Voltando” estão “Jura Secreta” e “Começar de Novo”.

DJ Jamboo

Nos intervalos entre as apresentações é a DJ Jamboo que será responsável por manter o público animado. Nas pick-ups há seis anos, entrega sets repletos de brasilidades, com especial atenção à música produzida no Norte e no Nordeste do Brasil.

Gaby Amarantos

Grande promessa do Festival, Gaby Amarantos, que também é apresentadora e atriz, traz para a capital  a “#PURAKÊTOUR”, em que convida o público para viver um pouco da sensação de estar na Amazônia. Além das canções do álbum, ela canta vários sucessos como “Ex Mai Love” e “Xirley”.

ÀTTØØXXÁ

Com um groove ancestral, que tem por objetivo integrar o mundo à Bahia e colocar a Bahia no mundo, o grupo ÀTTØØXXÁ, criado em 2015, surgiu para elevar o “Pagodão”, ritmo proveniente de Salvador, ao status de música Pop.

Grande promessa do Festival, Gaby Amarantos se apresenta no sábado (17).
Grande promessa do Festival, Gaby Amarantos se apresenta no sábado (17). (ampliar)

Acessibilidade

Todas as apresentações musicais do 8º Festival TendaLab contarão com acessibilidade em Libras. O evento garantirá também, espaço reservado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Além de apoio da Prefeitura de Vitória, o Festival TendaLab, realizado da Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e apoio da Ufes.

Confira a programação na íntegra

Sexta-feira (16)

(Apresentações a partir das 21h30)

Budah

Jahzz

DJ Úrsula

Leci Brandão

Mukeka Di Rato

 

Sábado (17)

(Apresentações a partir das 22 horas)

Simone

DJ Jamboo

Gaby Amarantos

ÀTTOOXXÁ

Serviço
8º Festival TendaLab
Quando: 16 e 17 de junho
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Avenida Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES
Fonte : PMV