Agentes de combate às endemias voltam a realizar visitas domiciliares em Vitória

Agentes de combate às endemias voltam a realizar visitas domiciliares em Vitória

Os agentes de combate às endemias (ACE) de Vitória retomaram as visitas ao interior das residências para combater o mosquito Aedes aegypti. Por conta da pandemia, os agentes realizavam as visitas domiciliares apenas na parte externa dos imóveis.

A volta desse importante trabalho foi possível devido aos avanços na vacinação da população e à redução de óbitos e internações ocasionados pela Covid-19.

Para a realização das visitas, além da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), os agentes precisam estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, utilizar máscara, manter distanciamento físico de no mínimo 1 metro das demais pessoas que estejam dentro do domicílio, além de sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, ao entrar e ao sair das casas.

O morador do imóvel também será orientado sobre o uso da máscara enquanto o agente realiza a visita intradomiciliar.

Antes de entrar na residência, o ACE deverá averiguar se algum morador apresentou sintomas gripais nos últimos 14 dias. Caso tenha ocorrido, o agente deve remarcar a visita, orientar a família a procurar sua unidade de saúde de referência e comunicar a equipe responsável sobre a existência de caso suspeito de Covid-19.

A diretora do CVSA, Cristiane Stem, explica que eles estão adotando todos os cuidados para garantir a prestação do serviço e também a segurança sanitária que o momento exige, por conta da Covid-19. “A dengue também mata e se considerarmos que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências, compreendemos a importância do retorno das visitas no interior dos domicílios. Além de combater esses focos e evitar a proliferação do mosquito, essa visita também visa resgatar a orientação ao morador para que os cuidados sejam mantidos”, explica a diretora do CVSA, Cristiane Stem.

Reprodução Prefeitura de Vitória