Aldir Blanc: Evento “Academia vai à Escola” acontecerá nesta segunda (7)

Aldir Blanc: Evento “Academia vai à Escola” acontecerá nesta segunda (7)

Uma das maiores curiosidades do mundo literário, que permeia o imaginário de inúmeras pessoas, diz respeito aos “imortais” da Academia Brasileira de Letras e membros das academias estaduais de letras. Afinal, por que recebem esse título? No que consiste essa honraria? Qual é a função de um acadêmico imortal? Nas academias estaduais denominam-se também imortais ou são membros? Qual a diferença?

Essas e outras perguntas poderão ser respondidas no evento “Academia vai à Escola”, que ocorre nesta segunda – feira (7), às 15 horas, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, que fica no Centro Histórico de Vitória.

A ação, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da lei de auxílio cultural Aldir Blanc – Espaços Culturais, reunirá, na sede da instituição, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo para uma palestra com o membro da Academia Espírito Santense de Letras, doutor em Letras, professor e escritor, Francisco Aurélio Ribeiro.

Na ocasião, Francisco apresentará a vida e obra do professor, jornalista, historiador, pedagogo e um dos escritores mais importantes de sua época, Professor Amâncio Pereira. Neste ano são celebrados os 160 anos do seu nascimento.

O homenageado escreveu poemas, contos, novelas, romances, artigos, almanaques, didáticos, e se consagrou como dramaturgo, por suas comédias, dramas, revistas e operetas, encenado nos teatros de Vitória por mais de trinta anos, entre 1890 e 1920.

“Escolhemos esse tema devido às comemorações do nascimento desse importante escritor capixaba que tanto se dedicou ao ensino e precisa ser lembrado e reverenciado”, afirmou Francisco.

Francisco, que é autor de vários livros infantis, contará de forma leve e lúdica como a literatura e a cultura capixaba foram impactadas pela obra de Amâncio, incentivará a prática da leitura e ainda visitará o espaço com os estudantes.

Protocolos

O encontro será presencial e adotará todos os cuidados pertinentes à prevenção e ao combate do Coronavírus. Mesmo ocorrendo em um espaço aberto da biblioteca, todos os estudantes deverão estar de máscara durante o evento e também fazer o uso de álcool em gel.

Reprodução PMV