Alunos da Ronda Ostensiva Municipal participam de abordagem veicular com PRF

Alunos da Ronda Ostensiva Municipal participam de abordagem veicular com PRF
Treinamento Romu Guarda Civil

O Curso Tático Municipal (CTM), que está formando a primeira turma da Ronda Ostensiva Municipal, formada por 17 agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e quatro convidados da Guarda da Serra, teve, nesta segunda-feira (5), um módulo de abordagem veicular com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, prestigiaram a aula, que foi realizada no Tancredão, em Mário Cypreste.

A Romu é um grupo tático operacional que vai dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.

O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Polícia Civil (PC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Seguimos com o curso para instrução dos agentes da Romu. Vitória terá uma equipe qualificada para realizar abordagens no dia a dia, trazendo ainda mais segurança. Estamos realizando amplo treinamento. Eles terão novas viaturas, novo armamento e muita disposição para uma cidade com mais paz, com mais segurança, e, principalmente, protegendo a vida e o patrimônio dos capixabas. É a Vitória da segurança”, afirmou o prefeito.

“É mais uma ação do prefeito Lorenzo Pazolini, capacitando os agentes para que possam participar desse grupo tático, que vai dar apoio às equipes da Guarda para enfrentar a criminalidade na capital. Aqui, estão praticando técnicas numa parceria com PRF, Sejus e Polícia Civil e, em breve, estarão nas ruas de Vitória”, disse Ruginski.

Formação

A formação dos agentes que vão participar da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) começou no dia 24 de maio.

A previsão é de que a conclusão do curso seja no dia 17 deste mês e a apresentação da turma seja realizada na semana seguinte, quando já estará apta a atuar na capital.

 

Reprodução: PMV