Alunos de Vitória brilham e garantem medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
Não é novidade que os estudantes da rede municipal de ensino são destaque nas olimpíadas estudantis e, mais uma vez, cinco estudantes foram medalhistas ou receberam menção honrosa na edição 2023 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que neste ano teve o tema “As ciências na era da inteligência artificial”.
O destaque ficou por conta dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro. Julia Emanuelle Martiniano Barbosa, do 7º ano e público-alvo da educação especial, conquistou uma medalha de ouro. Maycon Bodart Braz do Nascimento, da mesma turma, conquistou uma medalha de bronze, e Victor Leandro Dias Velloso, que também é público-alvo da educação especial, foi agraciado com uma menção honrosa.
Os estudantes ficaram orgulhosos pelo seu desempenho na olimpíada estudantil, e relataram muita satisfação em participar de todo o processo, desde a preparação até a realização da prova e expectativa pelo resultado. “Eu no princípio fiquei com medo, pois fazer prova causa um nervosismo, mas fiz com calma no meu prazo de 2 horas. E quando fui classificada pra segunda fase levei um susto, e no dia da feira de ciências fiz a segunda fase, foi muito difícil, para ser sincera não esperava que conquistaria uma medalha. E quando soube do resultado fiquei ainda mais motivada de me aprofundar no estudo das ciências”, disse Julia Barbosa.
“Foi legal demais, até eu me surpreendi, feliz com o resultado. Gosto demais de ciências e explicações e experimentos de ciências”, disse Maycon Nascimento. Já Victor Velloso disse estar feliz e agradeceu ao apoio que teve. “Emocionado com essa conquista, não sei nem como explicar. Quero agradecer ao estagiário Matheus, que me apoiou muito”.
Para o professor de Ciências Gessé Gomes da Silva, o resultado obtido pelos estudantes é muito significativo. O educador ressaltou também o trabalho em conjunto realizado com os professores Cirlane, Zacarias e Thaís. “Quanto aos meus sentimentos estou bastante satisfeito com o compromisso curricular alcançado com êxito. Muitos estudantes esperaram ansiosos pelo resultado e isto é muito intenso e gratificante como professor de Ciências”, destacou.
Além disso, Eduardo de Souza Rodrigues e Lucas Silva de Souza, estudantes do 9º ano da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, também foram agraciados com menção honrosa. Eduardo celebrou a conquista e agradeceu ao apoio dos professores: “Sou muito grato pela equipe de professores, tive muito apoio para me inscrever e participar e estou muito feliz por ser agraciado com a menção honrosa”.
Da mesma forma, Lucas agradeceu a escola pelo incentivo e disse estar satisfeito com o recebimento da menção honrosa: “Fiquei satisfeito com o resultado das olimpíadas, pois participei também no ano passado, mas não passei para a segunda fase. Como ganhei medalha na ONEE de 2022, fui automaticamente selecionado para a segunda fase da ONC, mas também fiz a primeira etapa deste ano. Fui incentivado desde o ano passado a participar das olimpíadas pela professora de Ciências, Jeaninna Freitas. Pretendo realizar novas olimpíadas na minha vida, agradeço pela oportunidade”.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui