Arraiá da Convivência: Celebração de alegria, vínculos fortalecidos e lembranças memoráveis

Arraiá da Convivência: Celebração de alegria, vínculos fortalecidos e lembranças memoráveis
Equipe dos Serviços de Convicência e Fortalecimento de Vínculos da Semas.

O Parque Moscoso foi o cenário do Arraiá da Convivência. O evento reuniu, na tarde desta quinta-feira (27), aproximadamente 500 idosos, criança, adolescentes e famílias inteiras de usuários dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Assistência Social de Vitória (Semas).

O arraia da convivência deu um show de representatividade, diversidade de estilos e respeito às vivências. A concha acústica recebeu o grupo de teatro do Centro de Convivência do Centro, o grupo de dança de Maria Ortiz, o percussão de Jardim Camburi.

E teve espaço para exibição de talentos das crianças e adolescentes do Centro de Convivência do Bonfim e até show da Banda da Guarda Municipal.

As amigas Zeliete e Nilce.

Para as amigas Zeliete Laurindo Fraga, de 87 anos, e Nilce Vaillabt, 74, o arraiá trouxe de volta lembranças da infância e a satisfação de estar entre amigos. “Temos amizades fortes nascidas dentro do Centro de Convivência. Lá, nos tornamos uma grande família”, comentou Zeliete.

A idosa Margarida Antônio Lopes Silva, 70, deixou aflorar toda a animação  “Coloco fogo em todo mundo. É muito bom estar aqui e ver essa movimentação”, disse.

Maria Ricardo e sua filha Ivanir.

No auge dos seus 94 anos, Maria Ricardo dos Santos fez questão de estar presente no arraiá da Convivência mesmo estando ainda se recuperando de uma cirurgia na perna. “Meu apelido é Maria Dançarina, mas hoje eu só posso cantar, balançar. Não posso dançar. Gosto de assistir, de participar”, falou a idosa, que foi acompanhada da filha Ivanir.

Dona Maria e cuidadora Clemilce.

A expressão de alegria de Maria da Penha da Silva, 74, em sua cadeira de rodas, era contagiante. Acompanhada da cuidadora do Sead (Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar) Clemilce Munhão, ela sacudia as mãos e comentava: “Que maravilha. Ai dela se não fosse me buscar. Me sinto feliz, viva”.

A gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, Cristina Silva, destacou a importância de reunir no Parque Moscoso usuários das 21 unidades do serviço. “Estamos colocando em prática a essência do nosso serviço: o exercício da convivência , o fortalecimento de vínculos e ainda a intergeracionalidade”, destacou.

“O arraiá reflete uma ação para além do SCFV (Serviço de Convicência e Fortalecimento de Vínculos), a segurança de convívio é para todos os serviços e para além da Assistência Social. Reunimos aqui, hoje, usuários do SCFV, usuários do Sead e equipes e usuários das unidades de saúde do território do Centro. Tivemos a Guarda Municipal representada por sua banda, a Cultura e ainda o Parque representa do a pasta do Meio Ambiente.  É uma alegria termos a cidade mobilizada para a convivência intergeracional e valorizando a vida de cada munícipe” disse a Secretária de Assistência Social em exercício, Graziella Lorentz.

Fonte: Prefeitura de Vitória.