Artista plástico britânico participa de formação para Formação para dinamizadores de Arte

Artista plástico britânico participa de formação para Formação para dinamizadores de Arte

Uma formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta quinta-feira (23), com 185 professores dinamizadores de Arte da Educação Infantil da rede pública de Vitória, contou com uma participação pra lá de especial. A equipe da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE) convidou o artista plástico britânico Richard Hoey para um bate-papo com os professores, com o objetivo de promover reflexões e discutir possibilidades de práticas artísticas contemporâneas no universo infantil.

Richard é natural da cidade de Londres, na Inglaterra, e se mudou para Vitória em 2014, após se encantar com a cidade em algumas visitas que fez. “Tinha vindo só para conhecer, e logo de cara me apaixonei pela cidade, que é maravilhosa”. O artista ressalta ainda que a experiência na formação com os dinamizadores de arte tem sido positiva e que o contato com os educadores é um verdadeiro aprendizado.

“Tem sido uma troca muito rica de experiências, novos olhares e perspectivas. A arte é transformadora e também é um elemento fundamental na educação. Além de contribuir com um pouco do meu conhecimento e falando do meu processo criativo, eu também estou aprendendo muito com todos eles”, disse o artista, que contou, inclusive, que tem recebido professores em seu ateliê.

Aprendizado e troca de experiências

Segundo a equipe responsável pela formação, que foi realizada no Auditório Angélica Lírio Copertino, na sede da Seme, em Itararé, a presença do artista plástico traz novas possibilidades por meio da troca de experiências com os educadores, que ouviram sobre o seu processo de criação, alinhando seu fazer artístico com o imaginário criativo das crianças no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, por meio de diálogos sobre as especificidades da área, a formação tem o objetivo de problematizar, valorizar e vivenciar as variadas formas de linguagens, conhecimentos e afetos a partir dos componentes curriculares da rede municipal de ensino.

 

Fonte: PMV