As históricas palmeiras da praça Costa Pereira recebem tratamentos

As históricas palmeiras da praça Costa Pereira recebem tratamentos

Fazem parte da beleza e poesia do tradicional espaço localizado no Centro Histórico de Vitória, estão recebendo tratamento especial. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) realiza um trabalho de recuperação e prevenção de pragas nas palmeiras com uma técnica conhecida como dendrocirurgia, já utilizada na capital. Uma das árvores foi alvo de vandalismo e está sendo recuperada, interna e externamente

O trabalho consiste na remoção do tecido necrosado e aplicação de produtos fungicidas, evitando, assim, a contaminação por fitopatógenos, que podem provocar acidentes como a queda de árvores e galhos. Após o tratamento, o ferimento é fechado e impermeabilizado.

“A equipe da Secretaria realiza, de forma rotineira, a aplicação de fungicidas na cidade, para controlar pragas nas árvores. Também realizamos a dendrocirurgia, que é uma recuperação que ajuda também a prevenir acidentes, como quedas de árvores e galhos”, explica o coordenador de arborização urbana da Semmam, Ronaldo Simões.

Prevenção

O trabalho de recuperação e prevenção de pragas em árvores é realizado, rotineiramente, em toda a cidade. A Prefeitura publicou,  em novembro de 2021, o edital para atualização do Inventário de Arborização Urbano.

A empresa vencedora vai avaliar aproximadamente 37 mil árvores (indivíduos arbóreos, arbustivos e palmeiras) existentes nas nove regiões administrativas da capital, em áreas públicas como orla, praças, calçadas e canteiros. Isso permitirá que a Prefeitura conheça cada exemplar arbóreo com dados sobre espécie, idade, estado fitossanitário, altura, diâmetro do tronco, localização e até interferência com cabos de energia ou de telefonia.