AsfaltoVix: recapeamento da avenida Maruípe teve início nesta segunda (16)

AsfaltoVix: recapeamento da avenida Maruípe teve início nesta segunda (16)

Mais uma importante via da capital receberá melhorias no asfaltamento a partir desta segunda-feira (16). Desta vez, será feita a recuperação do asfalto da avenida Maruípe, no maior programa de recuperação da pavimentação de vias da capital das últimas décadas: o AsfaltoVix. O programa vai recuperar até 160 quilômetros de vias nos próximos dois anos, com investimento de R$ 215 milhões, com recursos próprios.

O objetivo do recapeamento das vias é melhorar as condições de trafegabilidade e segurança dos veículos, além e permitir a adequação à acessibilidade universal para os pedestres, com o rebaixamento das calçadas construindo rampas de acessibilidade com piso tátil e de faixas de segurança nas travessias de pedestres e nova sinalização horizontal nas vias.

Hoje, o trecho a ser fresado (quando o asfalto desgastado é raspado) e recapeado (nova camada de asfalto) inicia no trevo de Fradinhos (fim da avenida Paulino Muller). Será interditada uma das duas faixas de tráfego da avenida Maruípe no sentido Fradinhos – Reta da Penha, sempre em trechos de 150 metros de interdição.

O trabalho será iniciado sempre às 22 horas e vai até às 5 horas da manhã seguinte. O motivo do trabalho noturno é para evitar os longos engarrafamentos provocados pela interdição de uma faixa de tráfego durante o dia.

Prioridade

A prioridade do novo asfalto é para as ruas e avenidas por onde transitam coletivos e/ou grande fluxo de veículos como as vias arteriais metropolitanas (que interligam a cidade aos municípios da Grande Vitória), as vias arteriais municipais (que interligam os principais bairros) e as vias coletoras (que recebem o fluxo de veículos das arteriais) e que apresentam pavimento com vida útil superada.

A escolha das vias que receberão os serviços de recuperação funcional terá como base avaliação do estado do pavimento com relatório fotográfico, com imagens georreferenciadas, que demonstre a condição geral de conservação da via.

Além disso será avaliada a memória de cálculo do índice do estado da superfície do pavimento, conforme Norma DNIT 008/2003. Ao término da execução dos serviços de cada trecho laudos serão emitidos com os ensaios de controle tecnológico da pavimentação.

A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024” e está contida na ação com o objetivo de realizar intervenções de melhoria na infraestrutura das vias públicas com vistas à ampliação da mobilidade urbana e segurança viária.

Fonte: Prefeitura de Vitória.