Assistentes de secretaria escolar participam de tarde de treinamento na área de educação

Assistentes de secretaria escolar participam de tarde de treinamento na área de educação

Conhecimento e treinamento. A tarde desta quarta-feira (26), foi de aprendizado para os 150 novos assistentes que atuam nas 103 unidades de ensino da capital, em apoio à comunidade escolar e aos diretores. O encontro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristobulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira. Os profissionais são terceirizados e contratados pela empresa vencedora da licitação para prestação do serviço, Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à inclusão (Iape).

O encontro deu continuidade ao processo formativo iniciado no último dia 03 de julho, e apresentou aos Assistentes de Secretaria Escolar as Comissões da Diversidade no Currículo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e suas atribuições, com objetivo de auxiliar e atender de forma mais humana à comunidade nas demandas formativas da escola.

Educação das Relações Étnico-Raciais como olhares pelo atendimento empático e antirracista; Políticas Públicas Afirmativas para a Promoção da Cultura de Paz na rede de ensino de Vitória; Comunicação compassiva: diálogo, fala respeitosa e escuta sensível nas relações cotidianas; e  Educação em Direitos Humanos: prevenção às violências e cultura de paz a partir do reconhecimento dos direitos de todos e todas, foram alguns temas abordados.

Além dos 150 colaboradores, quem também esteve presente foi o prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária de Educação Juliana Rohsner.

“É muito importante que essas pessoas sejam bem recebidas nas escolas, muitas vezes elas vão até lá pedir orientação. Precisamos receber essas pessoas com amor, acolhimento, simpatia, vocês serão o primeiro contato e isso faz toda diferença”, disse o prefeito aos colaboradores.

Pazolini destacou, ainda, a importância do trabalho que desenvolvem e quantas pessoas são alcançadas por ele. “O município conta com cerca de seis mil profissionais, 43 mil estudantes, atendemos dos seis meses ao 103 anos que o nosso aluno com idade mais avançada. Nosso papel é receber a todos, bem”.

Em concordância com o prefeito, a secretária Juliana destacou, também, a relevância do treinamento. “Vocês vão receber pessoas que muitas vezes vêm de outro município, essas pessoas também podem ser atendidas, de que forma? Com orientação, com respeito. Esse encontro com vocês, esse ensinamento é para que possamos atender todos com igualdade”.

Fonte: Prefeitura de Vitória.