Avaliação de fluência de leitura é realizada por estudantes da rede de ensino de Vitória
A avaliação da fluência visa a verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, a criança realiza uma leitura para um professor e tem o seu desempenho associado a um perfil: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura.
Ao longo da última semana, em todas as unidades de ensino de Vitória que ofertam o ensino fundamental, as turmas do 2º ano participaram da Avaliação da Fluência Leitora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que integra o Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do governo do Estado.
A ação analisa o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização.
“As equipes escolares organizaram espaços adequados para a realização da avaliação, de modo que os estudantes se sentissem acolhidos e seguros durante o processo. Os professores e pedagogos relataram ser uma experiência muito enriquecedora, pois é mais uma forma de monitoramento das aprendizagens, permitindo a identificação de fragilidades e potencialidades para possíveis intervenções”, avaliou Karla Morais, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação de Vitória.
A participação na Avaliação da Fluência em Leitura/CAEd 2023 é mais uma das ações em regime de colaboração entre Estado, municípios, equipes educacionais e comunidades escolares, com objetivo de pensar políticas públicas na garantia do direito à aprendizagem a todos os estudantes.
A avaliação é realizada por meio de um aplicativo próprio, capaz de gravar a leitura dos estudantes, sendo possível verificar a capacidade deles lerem, com velocidade e precisão, um determinado número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em um determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.
O objetivo comum é garantir a alfabetização dentro da idade/ano de todas as crianças matriculadas na rede de ensino de Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.