Bate-papo educativo promove sensibilização ambiental de alunos da rede municipal
A manhã desta sexta-feira (19) foi de bate-papo educativo sobre o meio ambiente com alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Júdice Mattos, localizada no bairro de Inhanguetá. Durante a conversa, eles aprenderam sobre o descarte correto de resíduos, preservação das praias, qualidade da água do mar e o ecossistema da restinga.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), representa a primeira de uma série de atividades planejadas em colaboração com a professora da Emef, Sandra de Freitas, e o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa. O objetivo principal é educar as novas gerações sobre a responsabilidade ambiental e a necessidade premente de proteger as praias e os demais ecossistemas.
Durante o bate-papo, a educadora ambiental, Osnéia Péccoli, destacou a relevância de manter as praias limpas, não apenas para a estética, mas também para a saúde dos ecossistemas marinhos e a segurança dos frequentadores. A equipe da Semmam ressaltou a conexão entre o descarte inadequado de resíduos e os impactos negativos na biodiversidade costeira, incentivando os alunos a adotar práticas mais sustentáveis em suas vidas cotidianas, como a coleta seletiva.
Além disso, o ecossistema da restinga foi apresentado de maneira cativante, com ênfase nas ameaças que enfrenta devido às atividades humanas e foi ilustrado como as ações dos seres humanos podem ocasionar, como a urbanização descontrolada e a poluição, que afetam negativamente esse delicado ambiente costeiro, enfatizando a importância da conservação e da conscientização.
Outro ponto abordado foi a questão da balneabilidade da água do mar, destacando os riscos à saúde pública quando as praias estão contaminadas. Foi enfatizado sobre a necessidade do respeito e o cuidado que os frequentadores precisam praticar no dia a dia para garantir que as praias sejam seguras para o lazer e a recreação de todos.
Por fim, os cuidados em relação aos animais domésticos presentes nas praias foram discutidos, incentivando atitudes responsáveis por parte dos frequentadores, como recolher os dejetos, manter os cães na coleira e guia, fornecer água fresca, sombra e todo cuidado que o animal necessitar. O evento foi recebido com entusiasmo pelos alunos e professores da Emef Heloisa Abreu Júdice Mattos, que expressaram entusiasmo na continuidade do projeto Praia Limpa.
“Essa iniciativa exemplar não apenas promoveu a conscientização ambiental, mas também cultivou um senso de responsabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui