Batuque da Convivência promove encontro de gerações
O Carnaval, que já domina o calendário de eventos culturais em Vitória, foi o tema do encontro intergeracional promovido pelos espaços da Assistência Social no território de Santo Antônio nesta quarta-feira (28), na quadra de esportes do bairro. O encontro teve direito ao nome “Batuque da Convivência”, ritmistas na bateria, a maquiagem artísticas, adereços e, o melhor de tudo, crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas e com deficiência.
Dava para perceber nos olhares que a única preocupação era viver aquele momento sem vergonha de expressar a felicidade de estar ali. “É muito bom isso aqui. A gente se diverte, conversa, ri e volta para a casa mais leve e feliz”, disse Elita Severino Teixeira, de 88 anos, ao lado da amiga Geralda Pereira César, 89.
Mais falante, Elita fez questão de registrar que as duas participam regularmente de atividades no Núcleos de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) e que a amizade com Geralda já dura 15 anos. “Nos conhecemos no Nispi. Ela (referindo-se a Geralda) chegou um mês depois de mim. O Nispi é um lugar muito bom para fazer amizades, conversar com pessoas diferentes. Participando das oficinas e rodas de conversa a gente fica até melhor e sabe lidar melhor com a família”, comentou Elita.
Para a adolescente Ana Luiza Lima, 13 anos, a possibilidade de conviver com pessoas de diferentes locais e idades é o que há de melhor nesses eventos promovidos pela rede socioassistencial. “Participando do Projovem fiquei mais comunicativa, penso no meu futuro. Quero ser advogada, igual como minha mãe era”, disse a adolescente, que frequenta o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Bela Vista.
As amigas Lorena Fernanda, 13, e Lara Oliveira, 11, aproveitaram o baile de Carnaval para aplicarem seus conhecimentos de maquiagem na dona de casa Sebastiana Rosa de Souza, que gosta de ser chamada de Tiana. Enquanto era maquiada, Tiana disse: “Confio na habilidade e bom gosto dessas meninas. Elas tratam a gente com muito carinho”.
Ao serem questionadas se gostam de participar de eventos junto com pessoas com idades tão diferentes, as amigas Lorena e Lara falaram juntas: “Muito. É muito legal”, rindo, depois, também juntas pela coincidência da resposta.
A técnica do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes de Caratoíra Mara Marçal contou que o Batuque da Convivência foi mais uma oportunidade de promover um grande encontro intergeracional, atuar para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e falar de cultura popular, reviver e criar memórias.
O Batuque da Convivência reuniu cerca de 50 pessoas entre atendidos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caratoira, Bela Vista, Santo Antônio, Nispi Santo Antônio, CRJ, além dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) Vitória do território.
A gerente de Serviços de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos, Cristina Silva, destacou que o encontro proporcionou alegria e celebração, bem como reforçou a importância da interação entre diferentes faixas etárias. “Ao compartilhar experiências e dançar juntos, contribuímos para fortalecer os laços familiares, comunitários e promover a inclusão social. Este evento não só celebrou o carnaval, mas também se tornou um reflexo vibrante da riqueza cultural que atravessa as gerações, preservando tradições e transmitindo-as para as futuras gerações”, frisou ela.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou que a base do trabalho no Sistema Único de Assistência Social passa pelo diálogo, pelos vínculos e por garantir direitos. “O evento é uma estratégia para criar esse ambiente de confiança e vínculos entre os usuários e equipe. Parabenizo a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pelo trabalho desenvolvido”, comentou ela.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui