Caminhão da Cultura estará em Itararé nesta sexta (12) e sábado (13)

Caminhão da Cultura estará em Itararé nesta sexta (12) e sábado (13)

O caminhão da cultura, que celebra os 30 anos do Projeto Viagem Pela Literatura, “estaciona” com as suas atrações lúdicas no bairro Itararé, nesta sexta (12) e sábado (13). Desta vez, a contemplada para receber a ação cultural é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida.

A iniciativa, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, leva o projeto para dentro das escolas da rede municipal de ensino, uma sexta-feira por mês, e tem apresentações abertas à população no dia seguinte, sábado, sempre na mesma comunidade, disseminando a cultura por meio das linguagens artísticas, da música e contação de histórias.

“Mais lúdico impossível! Fechamos uma parceria incrível com a Findes e o Sesi, que nos cedeu um caminhão palco cultural. Funciona assim: o caminhão entra nas escolas, em espaços como pátios ou estacionamentos e os estudantes são convidados a assistirem a apresentações culturais com música e contação de histórias com personalidades que acompanham o projeto Viagem Pela Literatura ao longo destes 30 anos. No dia seguinte, temos a mesma ação aberta para as comunidades”, detalha o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

No sábado (13), as atividades têm início às 9h30,na praça de Itararé, onde estará estacionado o caminhão, com Eliane Correia, do Grupo Mais um Ponto Mais um Conto, realizando contações de histórias. Neste dia, a música será por conta do artista Fábio Pinel.

Educação

Além da Semc, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.

“Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes”, declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.