Capacitação em Vitória Aperfeiçoa Profissionais que Auxiliam Indivíduos em Situação de Violência

Capacitação em Vitória Aperfeiçoa Profissionais que Auxiliam Indivíduos em Situação de Violência

A partir desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) inicia a “Capacitação em Linhas de Cuidados para Pessoas em Situação de Violência”, voltada aos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação (Seme), Assistência Social (Semas) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Também participam da formação pessoas vinculadas às instituições de ensino e formadoras, com Termo de Compromisso firmado, e profissionais que atuam em serviços externos à Prefeitura, mas que fazem parte da Rede de Proteção a essas pessoas.

A organização curricular e a metodologia proposta na formação buscam a promoção de mudança na prática de acolhimento, escuta qualificada, cuidado integral, trabalho em rede e efetivação das notificações de casos pelos serviços que compõem a Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência. ​O curso acontecerá na Escola Técnica de Saúde de Vitória (ETSUS), todas as quartas-feiras pela manhã, até o mês de dezembro deste ano.

​Mais de uma década de experiência

Essa capacitação faz parte das ações implementadas para o fortalecimento da vigilância e prevenção dos casos de violência e a integração de outros setores para atenção integral às pessoas em situação de violência. Além disso, a partir do contexto da pandemia da Covid-19 e com o surgimento de novas legislações, ações educativas precisam ser realizadas periodicamente.

“O curso é realizado desde 2011 e está na programação anual da ETSUS-Vitória desde 2013, contribuindo para uma mudança na prática de acolhimento, cuidado integral, trabalho em rede e efetivação das notificações de casos. No início, eram 8 horas apenas, com foco em treinamento interno, mas as necessidades educativas apontadas pelos profissionais ao longo dos anos e a importância das notificações dos casos fez com que novos conteúdos e estratégias fossem incorporadas, ampliando a carga horária e número de vagas, chegando a 100 horas de curso e 130 vagas disponibilizadas, em 2023″, explica a coordenadora pedagógica do curso na ETSUS, Jaciara de Lima Romualdo.

Fonte: Prefeitura de Vitória.