Capital recebe doação de cilindros de oxigênio para os PAs

Capital recebe doação de cilindros de oxigênio para os PAs

As unidades de Pronto-Atendimento (PA) da capital vão ganhar 20 cilindros com capacidade de armazenar 10m³ de oxigênio cada um. Os equipamentos foram doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Vitória, por meio do projeto “Mãos que Ajudam”.

Nesta sexta-feira (23), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen, receberam Wesley Alexandre da Silva e Carla de Oliveira Silva, representantes da igreja, para agradecer a doação.

Na ocasião, Pazolini reforçou a importância do voluntariado. “Às vezes, o poder público tem dificuldade em dar respostas rápidas, devido à burocracia interna. Então, a atuação de vocês nos ajuda muito, e gostaria que vocês levassem aos demais membros da igreja de vocês o nosso agradecimento. É muito importante receber o apoio de vocês”, declarou.

Thais Cohen também enalteceu a iniciativa da instituição. “Agradecemos muito a disponibilidade e o empenho. Essa integração ajuda a amadurecer formatos e encontrar respostas alternativas à nossa realidade”.

Projetos sociais
“Onde tiver necessidade de ajudar as pessoas, estaremos disponíveis sempre. Quando surgiu essa necessidade de uso do oxigênio para a população de Vitória, não pensamos duas vezes e nos colocamos à disposição para isso”, disse Wesley da Silva.

Carla de Oliveira, que é líder de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja, ressaltou que o intuito será sempre o de ajudar o município. “Estamos sempre à disposição das instituições, então é muito bom poder atender a solicitações como essa dos cilindros”.

Utilização
Segundo a diretora do PA da Praia do Suá, Jaíse Suave, um cilindro pode atender uma pessoa por um dia inteiro, dependendo do fluxo de oxigênio do paciente. “Os cilindros são reaproveitados com abastecimento de oxigênio. Com esses novos equipamentos, é possível otimizar a logística de reabastecimento dos cilindros utilizados atualmente”.

Neste mês, o PA da Praia do Suá teve sua capacidade de utilização de oxigênio ampliada, devido à troca do tanque de armazenamento do oxigênio. Com isso, o PA passou a contar com 5mil m³, quase o triplo de capacidade anterior, que era de 1.700 m³.

Reprodução PMV