Carnaval: PMV prepara esquema de segurança para os desfiles

Carnaval: PMV prepara esquema de segurança para os desfiles

De forma inédita, o Carnaval de Vitória terá reconhecimento facial em câmeras de videomonitoramento instaladas no Sambão do Povo e entorno, com o objetivo de tornar o espaço mais seguro durante os Desfiles das Escolas de Samba.

Por dia de evento, mais de 70 agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo Tático Operacional (GTO) e de Trânsito vão atuar. Os setores Gerência de Inteligência e Integração, e Centro Integrado de Operações e Monitoramento (Ciom) estarão juntos para a utilização da tecnologia durante os desfiles.

Além disso, também diariamente, 80 profissionais da segurança privada do evento vão colaborar com as forças de segurança atuando no Sambão do Povo. As polícias Militar e Civil também vão participar do planejamento com efetivo. Os militares também terão monitoramento por câmeras para ampliar a proteção aos frequentadores do Sambão do Povo.

Já o Corpo de Bombeiros terá duas guarnições no ambiente externo do Sambão do Povo, com o intuito de prevenir qualquer tipo de acidente que possa ocorrer durante os desfiles.

“Pela primeira vez na história, teremos o apoio da Inteligência da Guarda Civil Municipal de Vitória para a realização do plano de segurança do evento. O objetivo é atuar na prevenção e repressão de crimes”, destaca o secretário de Segurança Urbana, Paolo Quintino.

Ele completou: “O trânsito de pessoas passa a ser acompanhado em tempo real por meio das câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento facial, ligadas ao Ciom, da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu). A Guarda Civil Municipal atuará com efetivo reforçado em toda a área de acesso ao Sambão do Povo. A Ronda Ostensiva Municipal estará presente, com homens nas áreas do Sambão e do entorno, auxiliados pela equipe de Inteligência, de olho também no corredor que fica atrás dos camarotes”, explicou Quintino.

Trânsito
Além do patrulhamento a pé e em viaturas no entorno do Sambão, serão feitas fiscalizações para evitar que motoristas que tenham feito uso de bebidas alcoólicas assumam a direção de veículos.

Para evitar transtornos no trânsito entre municípios, principalmente na Segunda Ponte, a Polícia Rodoviária Federal vai colaborar com efetivo.

Reprodução: PMV