Central de Serviços prepara nova remessa de materiais para moradores de Vitória com logística reversa

Central de Serviços prepara nova remessa de materiais para moradores de Vitória com logística reversa

A Central de Serviços prepara mais uma remessa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos moradores de Vitória, via Papa-móveis, que estão totalmente inutilizáveis, para a logística reversa. Este será o terceiro envio deste ano. Foram separadas 8,78 toneladas de materiais inservíveis para a destinação final ambientalmente correta.

A primeira remessa, feita em agosto, foram enviadas 9,36 toneladas. Na segunda, que foi feita em setembro, foram mais 9,70 toneladas. Já em novembro foram enviadas mais 10,71 toneladas, em dezembro foram 9,55 toneladas. Na primeira coleta de 2022, que ocorreu em janeiro, foram mais 11,2 toneladas, em fevereiro foram mais de 8,82 toneladas e na última coleta, realizada na última sexta-feira (08), foram 8,78 toneladas. Todas as remessas juntas totalizam agora 68,12 toneladas.

Logística Reversa

Com mais esse envio, Vitória se consolida como a primeira cidade do Sudeste a implantar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos para todos os tipos e portes de produtos. Além de adquirir mais uma certificação, o Certificado de Destinação Final (CDF), que é um documento emitido pelo destinatário, que atesta a tecnologia aplicada ao tratamento e/ou destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Segundo o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, o Certificado de Destinação Final é um importante documento emitido pelos destinadores. “Ele comprova que estamos tendo o devido cuidado com a destinação final dos resíduos. É uma declaração formal de que o resíduo foi tratado e destinado ao fim mais adequado. Um atestado de que Vitória está comprometida com a preservação ambiental”, afirmou.

Essa postura adotada por Vitória foi possível com a assinatura do Acordo de Cooperação feito entre a Secretaria Central de Serviços e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, entidade sem fins lucrativos.

Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do acordo marca o início da implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado.

O acordo possibilita a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados em Vitória, por meio de ecopontos de recebimento e também via “Papamóveis”, cujo recolhimento e realizado via agendamento, para os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os portes.

Leonardo Amorim afirmou, ainda, que a destinação correta aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é uma ação muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. “É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações”, disse ele.

 

Reprodução: PMV