CMV aprova urgência na votação para cargo de tradutor de Libras e educação especial

CMV aprova urgência na votação para cargo de tradutor de Libras e educação especial

Os vereadores aprovaram a urgência na votação dos Projetos de Lei 155/2021 e 157/2021, da Prefeitura Municipal, que alteram o quadro de professores da rede municipal incluindo Libras e Educação Especial. A votação será na próxima Sessão Ordinária, nesta terça-feira (14/09). Os Projetos promovem a adequação do quadro de professores da rede municipal e não vão criar despesas para o Município.

Conforme dados da Prefeitura, atualmente há 1,6 mil alunos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento/superdotação nos CMEIs e nas EMEFs. Desses, 28 são surdos ou com deficiência auditiva.

Para o presidente da Câmara de Vitória, vereador Davi Esmael (PSD) há necessidade de mais intérpretes para os alunos surdos.

“O intérprete vai permitir a comunicação do aluno surdo com a comunidade escolar. É ele que vai garantir a inserção”, afirmou.

Sobre o Projeto 155/2021, que inclui o campo de ação “Educação Infantil” no quadro do magistério, Davi Esmael explica que o

Educador especial vai “dar uma atenção especial a esses alunos passando conteúdos e permitindo reforço da identidade deles, um par linguístico para um aluno surdo”.

Os vereadores também aprovaram a redação Final do Regimento Interno da Câmara de Vitória. O Regimento Interno é a lei que orienta os trabalhos do Legislativo Municipal, como por exemplo, o dia e horário das Sessões, as atribuições do presidente, da Mesa e das comissões, o rito das sessões, etc.

Estiveram presentes os vereadores: Davi Esmael (PSD), Aloísio Varejão (PSB); Anderson Goggi (PTB); André Brandino (PSC); Armandinho Fontoura (Podemos); Dalto Neves (PDT), Denninho (Cidadania), Duda Brasil (PSL), Gilvan da Federal (Patriota), Karla Coser (PT), Leandro Piquet (Republicanos), Luiz Paulo Amorim (PV) e Maurício Leite (Cidadania).

Reprodução CMV