CMV indica a inclusão de lactantes no grupo prioritário de vacinação

CMV indica a inclusão de lactantes no grupo prioritário de vacinação

A Câmara de Vitória protocolou uma Indicação extramunicipal ao Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, para adoção das medidas necessárias à inclusão de lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A Indicação 3701/2021 foi sugerida pela vereadora Camila Valadão (PSOL) e endossada por todos os vereadores.

Conforme destaca a vereadora proponente na Justificativa do documento; as pesquisas sugerem que os anticorpos da vacina passariam pelo leite materno. “Assim sendo, com o intuito de proteger os mais novos que ainda demorarão a ser vacinados e garantir a vida da pessoa que a amamenta, é urgente solicitarmos ao Executivo a inclusão de lactantes, independente da idade da criança amamentada, como prioridade na vacinação”, ressalta na Indicação.

Nesse sentido, o Movimento “Lactantes pela Vacina” foi convidado a participar de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos no dia 16/06 e detalhou para os presentes a importância de se abraçar essa causa.

A representante do Movimento, Clarissa Bragança, descreveu nesta reunião a situação das mães brasileiras que em 50% dos casos são demitidas após a licença maternidade. “Segundo o IBGE, a maternidade solo é a realidade de 11 milhões de mulheres, das quais 63% vivem abaixo da linha da pobreza”, denunciou Clarissa. “Essas mães foram as mais impactadas pela pandemia da Covid-19. Sem a possibilidade de exercer trabalhos informais e sem rede de apoio adequada, tais mães encontram-se em posição de extrema vulnerabilidade”, afirmou.

Ela cita que no Brasil o vírus é a maior causa de morte materna. Além disso, o país é o que mais perdeu mães e crianças para a Covid. “Podemos afirmar que a vacinação das lactantes seria uma forma eficaz de diminuir os índices de morte materno-infantil, sendo uma alternativa inteligente para aumentar o impacto de segurança na sociedade, já que com uma única vacina é possível imunizar uma mãe e seus filho e ainda proteger todos que têm contato direto com a criança”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Davi Esmael apoiou a iniciativa e assinou a Indicação. “A Câmara de Vitória se soma a todo esse Movimento e torço para que tenhamos êxito nessa solicitação”, declarou na reunião da Comissão.

Reprodução Câmara Municipal de Vitória