Covid-19: Vitória realiza ação em massa e aplica 15.400 doses de vacina
A Prefeitura de Vitória realiza neste sábado (21), a maior ação de imunização contra a Covid-19 desde o início da campanha na capital. Somente hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) espera aplicar 15.400 doses do imunizante, sendo 11.400 delas para a primeira dose e 4.000 para a segunda dose.
A população contemplada é a 18+ e os agendamentos foram previamente realizados durante a última semana por meio do agendamento.vitoria.es.gov.br e pelo aplicativo Vitória Online.
“Esse é um momento de expectativa, esperança e também muito festivo. São mais de 15 mil doses no mutirão deste sábado. Trabalhamos hoje com um público que possui intensa interação social com atividades sociais nas escolas, faculdades, mercado de trabalho e também em locais de lazer. Estamos com quase 98% da população vacinada. Vacinas além de garantir a vida, trazem mobilidade para as famílias. Seguimos otimistas nesse segundo semestre. Precisamos que as pessoas compareçam aos nossos postos e aos nossos locais de vacinação. Assim garantiremos a segurança da Saúde da população”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini que esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Thaís Cohen no posto do Maanaim, localizado no bairro Mário Cypreste, logo pela manhã.
Frio na barriga
Quem estava com frio na barriga logo cedo, por volta das 8 horas da manhã, era a estudante de dança Flávia Rodrigues, de 22 anos. Acompanhada da mãe, a aposentada, Rose Rodrigues Carvalho, de 56 anos, e com medo de agulha, Flávia compareceu ao Maanaim para tomar a 1ª dose da vacina.
“Foi um ano muito difícil em que eu fiquei muito em casa. Quando saía tinha muito receio de me contaminar. Na minha área me adaptei para trabalhar artisticamente em casa, mas não é a mesma coisa. Agora sou só alegria. Alegria e nervosismo, porque não gosto muito de agulha não”, brincou a jovem.
Emoção
Quem também não escondeu a emoção foi a estudante de jornalismo, Julia Teixeira Pinheiro, de 21 anos. “O coração tá batendo muito forte, esperei muito por esse momento! A dorzinha da picada não é nada. Agora é esperar a minha vez para que chegue logo a segunda dose”, afirmou a estudante.
Confiança
Para o programador de sistemas Gabriel Hendrix, de 27 anos, apesar da sobrecarga nas redes da prefeitura, o agendamento “rolou” e o sentimento logo após receber a primeira dose do imunizante era de confiança e satisfação. “Eu acredito na ciência. É muito importante que a gente se previna em relação ao Coronavírus e suas variantes. Acredito que vai dar tudo certo e vamos conseguir passar por isso. Que venha agora a minha segunda dose!”, disse o programador.
Pontos de vacinação
O mutirão de vacinação segue durante todo este sábado. A primeira dose está sendo aplicada nos seguintes locais: Sesi de Jardim da Penha, Maanaim Vitória, ginásio da Faculdade Salesiano, Igreja Batista de Jardim da Penha, Casa do Cidadão e Unidade de Saúde de Santo Antônio.
A segunda dose conta com postos nas Unidades de Saúde de Maruípe, Jardim Camburi, Vitória, Ilha de Santa Maria e Conquista.
Segunda-feira (23)
A semana começa também com vacina. Vai ter segunda dose na Igreja Batista em Jardim da Penha, no ginásio da Faculdade Salesiano e no Manaim Vitória.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.