Crianças do bairro do Quadro terão atividades ambientais na Mata Paludosa
Mais um grupo de crianças e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do Bairro do Quadro estará no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, na próxima terça-feira (27), das às 9h e às 14h, para realização de atividades educativas ambientais. A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e de Assistência Social (Semas).
A equipe de educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa receberá as crianças e os adolescentes, que estarão acompanhados pelo educador social Estevão Fernandes e o oficineiro de capoeira Euder Soares. Várias atividades lúdicas e educativas serão desenvolvidos com o grupo, como jogo da memória sobre Mata Paludosa, pescaria ecológica e separe resíduos, jogo da água virtual, pescaria do conhecimento e roda de conversa sobre os resíduos.
Essas atividades serão coordenadas e desenvolvidas pela educadora ambiental da Semmam, Osnéia Aparecida Péccoli da Silva, e equipe, com o objetivo de sensibilizar e aprofundar o conhecimento sobre as ações propostas para a visita educativa no Revis Mata Paludosa, que é uma das unidades de conservação presentes em Vitória.
As atividades propostas compõem o cardápio de atividades dos projetos “Vitória Cidade Limpa”, “Educação Ambiental para Preservação da Mata Paludosa” e “Água: Nascente na Mata Paludosa”, que visam o aprendizado sobre os cuidados com o meio ambiente e a relação de pertencimento nos ecossistemas que os cercam.
Além dessas atividades citadas, também será feita uma visita guiada no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa e um bate-papo informativo sobre os projetos desenvolvidos na capital. “O objetivo principal é oferecer atividades educativas ambientais teóricas e práticas que somam gradativamente para proporcionar uma melhor compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente e proporcionar mudança de hábitos positivas”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
“A articulação da Assistência Social com Meio Ambiente é parte muito importante para formação de nossas crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários. Nossa vida acontece em um território e conhecer é parte importante para respeitar e preservar. Não tenho dúvidas que essa parceria rende e ainda renderá bons frutos, pois o que aprendem será multiplicado com os amigos, familiares e comunidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz.
Todas as propostas e atividades são frutos da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que vem fortalecendo vínculos e aprimorando conhecimentos a respeito do bem comum que é cuidar dos ecossistemas, preservando os elementos da natureza para aproveitar ainda mais a cidade.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui