Crianças do bairro do Quadro terão atividades ambientais na Mata Paludosa

Crianças do bairro do Quadro terão atividades ambientais na Mata Paludosa
Crianças do bairro do Quadro terão atividades ambientais na Mata Paludosa

Mais um grupo de crianças e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do Bairro do Quadro estará no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, na próxima terça-feira (27), das às 9h e às 14h, para realização de atividades educativas ambientais. A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e de Assistência Social (Semas).

A equipe de educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa receberá as crianças e os adolescentes, que estarão acompanhados pelo educador social Estevão Fernandes e o oficineiro de capoeira Euder Soares. Várias atividades lúdicas e educativas serão desenvolvidos com o grupo, como jogo da memória sobre Mata Paludosa, pescaria ecológica e separe resíduos, jogo da água virtual, pescaria do conhecimento e roda de conversa sobre os resíduos.

Essas atividades serão coordenadas e desenvolvidas pela educadora ambiental da Semmam, Osnéia Aparecida Péccoli da Silva, e equipe, com o objetivo de sensibilizar e aprofundar o conhecimento sobre as ações propostas para a visita educativa no Revis Mata Paludosa, que é uma das unidades de conservação presentes em Vitória.

As atividades propostas compõem o cardápio de atividades dos projetos “Vitória Cidade Limpa”, “Educação Ambiental para Preservação da Mata Paludosa” e “Água: Nascente na Mata Paludosa”, que visam o aprendizado sobre os cuidados com o meio ambiente e a relação de pertencimento nos ecossistemas que os cercam.

Além dessas atividades citadas, também será feita uma visita guiada no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa e um bate-papo informativo sobre os projetos desenvolvidos na capital. “O objetivo principal é oferecer atividades educativas ambientais teóricas e práticas que somam gradativamente para proporcionar uma melhor compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente e proporcionar mudança de hábitos positivas”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

“A articulação da Assistência Social com Meio Ambiente é parte muito importante para formação de nossas crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários. Nossa vida acontece em um território e conhecer é parte importante para respeitar e preservar. Não tenho dúvidas que essa parceria rende e ainda renderá bons frutos, pois o que aprendem será multiplicado com os amigos, familiares e comunidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz.

Todas as propostas e atividades são frutos da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que vem fortalecendo vínculos e aprimorando conhecimentos a respeito do bem comum que é cuidar dos ecossistemas, preservando os elementos da natureza para aproveitar ainda mais a cidade.