Cultura, belezas naturais e gastronomia: o potencial turístico de Vitória

Cultura, belezas naturais e gastronomia: o potencial turístico de Vitória

Anderson Goggi é vereador e atua na Câmara Municipal de Vitória

Seja você um turista ou morador de nossa capital, é inegável afirmar que Vitória é uma das mais atraentes e belas cidades do país. Nesse cenário, ela se destaca por ser extremamente rica em opções turísticas. Ainda mais na temporada de férias, onde nossas praias, gastronomia e cultura se tornam ainda mais atrativas aos visitantes de várias partes do país e do mundo.

Como presidente da Comissão de Cultura e Turismo da Câmara de Vitória, venho trabalhando para estimular o turismo de lazer e negócios em nossa cidade. Dessa forma, realizei indicações e apresentei projetos que enaltecem a cultura e o turismo náutico, ainda pouco explorado. Foi assim que idealizamos, de forma mais profissional, a Volta à Ilha, um passeio guiado em torno de nossa cidade. Mais uma opção que pode ser agregada a pesca oceânica, os esportes a vela e a observação de baleias, mercados em crescimento ano após ano.

Vale lembrar que um dos maiores responsáveis pela ocupação de hotéis é o turismo de negócios, principalmente por sua localização privilegiada e proximidade com os principais polos econômicos e mercados emissores do país. Sem falar nos grandes eventos culturais, entre eles o Desfile das Escolas de Samba, que acontece anualmente no Sambão do Povo e reúne mais de 50 mil pessoas nos três dias de apresentações.

O turismo histórico também se faz presente, com a Catedral Metropolitana, igrejas e capelas, além do Teatro Carlos Gomes e o Parque Moscoso. E como não mencionar as paneleiras de goiabeiras e a mundialmente conhecida panela de barro? Tradição e arte reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil e que salta diariamente dos manguezais direto para as mesas dos capixabas.

Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento das possibilidades turísticas em nossa cidade, mas temos que reconhecer que o mercado foi duramente prejudicado pela pandemia que ainda assola o mundo, mas está na hora de nos reerguermos, já que o setor mostra tendências de crescimento mesmo em meio às incertezas e aos desafios atuais.

Além de difundir a cultura local, o turismo movimenta várias faixas econômicas, estando presente nos serviços de transportes, hospedagens, alimentação, comunicação, entretenimento e demais necessidades ligadas à permanência de uma pessoa deslocada do local onde reside. Dessa forma, valorizar o turismo é valorizar nossa história, é arrecadação de recursos e desenvolvimento social.

Texto: Assessoria Anderson Goggi