Curso de Libras é ofertado pela Assistência Social de Vitória para a população
A língua brasileira de Sinais (Libras) é uma das formas de se comunicar com pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva. Reconhecendo a importância e necessidade desse tipo de comunicação, a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciará, na próxima semana, o curso de Libras.
As aulas serão ministradas no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD),que ficano bairro Segurança do Lar, ao lado do Extrabom da Grande Goiabeiras. O curso, que é gratuito, tem carga horária de 120 horas e duração de 4 meses.
Neste semestre, as vagas foram destinadas a quem iniciou o curso entre 2019 e 2020, mas não conseguiu finalizar devido à pandemia da Covid-19. Mais de 100 pessoas estão matriculadas para participar das aulas de Libras. No próximo semestre de 2022 as inscrições estarão abertas para toda a população de Vitória.
Serão três turmas de nível básico e uma de intermediário, sendo aulas duas vezes na semana. Quem está matriculado nas turmas básicas pode escolher entre fazer as aulas às segundas e quartas-feiras, no período da tarde ou às terças e quintas-feiras pela manhã ou à tarde. Já no nível intermediário, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras pela manhã.
A gerente da SCFV, Cristina Silva, fala sobre a importância do curso para a população, do diferencial de ter o domínio da língua de sinais, inclusive para agregar ao currículo profissional, e o quanto é fundamental nos aspectos social e emocional. “Além do enriquecimento cultural, o profissional pode se destacar uma vez que se tornou obrigatório o setor público atender deficientes auditivos por meio de Libras”, destacou ela.
Reprodução: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui