Dados apontam que Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas
Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas do Brasil. Segundo a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), a cidade ocupa o segundo lugar no raking nacional.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, ao todo, a Capital consome cerca de 23,28% do total de bebidas alcoólicas compradas pelas capitais do País. A cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que consome cerca de 25,20%.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, a Capital que menos ingere bebidas alcoólicas é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A pesquisa leva em consideração os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas, no caso das mulheres, e cinco ou mais doses, no caso dos homens.
Quais os riscos do consumo?
A psiquiatra Letícia Mameri lembra que é preciso manter um consumo moderado para não ter problemas de saúde.
“O que a Organização Mundial da Saúde considera um consumo moderado de bebida alcoólica? O consumo de uma dose para mulher e duas doses para o homem por dia. Além disso, é preciso dois dias de abstinência na semana”, explica.
A médica lembra ainda os riscos de extrapolar na ingestão de álcool pode trazer para o cotidiano das pessoas.
“O álcool é a droga que mais mata no mundo, que tem o maior impacto. A gente tem as mortes diretas causadas por álcool, como cirrose e problemas hepáticos, e temos as causas indiretas, como os acidentes de trânsito e os casos de violência doméstica”, destacou.
Reprodução: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.