Dados apontam que Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas

Dados apontam que Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas

Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas do Brasil. Segundo a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), a cidade ocupa o segundo lugar no raking nacional.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, ao todo, a Capital consome cerca de 23,28% do total de bebidas alcoólicas compradas pelas capitais do País. A cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que consome cerca de 25,20%.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a Capital que menos ingere bebidas alcoólicas é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A pesquisa leva em consideração os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas, no caso das mulheres, e cinco ou mais doses, no caso dos homens.

Quais os riscos do consumo?

A psiquiatra Letícia Mameri lembra que é preciso manter um consumo moderado para não ter problemas de saúde.

“O que a Organização Mundial da Saúde considera um consumo moderado de bebida alcoólica? O consumo de uma dose para mulher e duas doses para o homem por dia. Além disso, é preciso dois dias de abstinência na semana”, explica.

A médica lembra ainda os riscos de extrapolar na ingestão de álcool pode trazer para o cotidiano das pessoas.

“O álcool é a droga que mais mata no mundo, que tem o maior impacto. A gente tem as mortes diretas causadas por álcool, como cirrose e problemas hepáticos, e temos as causas indiretas, como os acidentes de trânsito e os casos de violência doméstica”, destacou.

Reprodução: Folha Vitória