Debate sobre Políticas Públicas em Assistência Social na Capital: Seminário em Destaque
“Com a sociedade civil e as políticas públicas unidas podemos ir além”. Com essa afirmação a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, abriu na manhã da quarta-feira (11), no auditório da Escola de Governo de Vitória, no primeiro Seminário da Rede Intersetorial do Território Praia do Canto. O evento reuniu mais de 40 representantes de órgãos públicos municipal e estadual e da sociedade civil organizada.
Durante o seminário, o grupo teve a oportunidade de assistir a palestra proferida pelo professor doutor e diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira. Ele fez questão de instigar os participantes a reflexões e a conectar-se com o que está acontecendo no mundo agora. “É preciso pensar as megatendências no mundo”, afirmou ele.
Pablo Lira afirmou que o papel exercido pela política pública da Assistência e sua rede é essencial para a construção de uma cultura de paz e que atenda aos direitos da sociedade à luz da constituição cidadã. O Sistema Único da Assistência Social (Suas) e o trabalho desenvolvido pelas redes socioassistenciais são fundamentais para se pensar o futuro de nação e de país.
“Política pública se faz com integração, articulação. Com olhar integral e intersetorial entre os entes federados. Não se pode pensar de forma isolada. Quem pensa junto, multiplica. Se trabalhar de forma desagregada ou em conflito, quem mais vai sofrer é a sociedade e a sociedade mais vulnerável”, afirmou ele.
A rede Intersetorial da Região Praia do Canto é composta por todas as unidades de atendimentos e instituições existentes e em funcionamento nos bairros Barro Vermelho, Bento Ferreira, Enseada do Suá, Ilha de Santa Maria, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazaré, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Helena, Santa Lúcia e Santa Luíza.
Para a coordenadora do Cras Praia do Canto, Andrea Ataide, o seminário possibilitou o compartilhamento de insights importantes sobre como fortalecer parcerias interinstitucionais para alcançar os objetivos de sustentabilidade em nossa região. “Sua expertise e visão enriquecedora reforçaram nosso compromisso com a construção de uma Vitória e um Espírito Santo mais sustentável e justo”, disse ela. Andrea explicou que falar de sustentabilidade no território é falar de possibilidades de um desenvolvimento que é feito com a junção de forças dos diversos atores sociais e das diversas políticas públicas garantidoras dos direitos sociais, e a Rede Intersetorial cumpre um papel importante em prol desse objetivo.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória,Cintya Schulz, estar na reunião da rede Praia do Canto é motivo de felicidade. “Essa é uma rede que pergunta, questiona e se apropria. Quando olhamos para o território muitas pessoas olham mais para os problemas, para os desafios do que para suas potencialidades. Muitos não conseguem olhar para todas as suas potencialidades, para a história das pessoas e a história que o bairro tem”, comentou ela.
A secretária fez questão de ressaltar a importância das pessoas que vivem nos territórios. “Vocês são muito importantes, porque falar dos territórios é falar de pessoas. Falar e saber da existência dos serviços é diferente quando olho para as pessoas, quando se ouve o que elas falam dentro dos territórios. Por isso, da importância de compartilhar conhecimento, história e ações que estão dando certo”, disse Cintya Schulz.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui