Educação ambiental: escola tem orientações sobre guarda responsável de animais

Educação ambiental: escola tem orientações sobre guarda responsável de animais
Parque Pedra da Cebola virou sala de aula para classes de educação ambiental

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia promove, nesta segunda-feira (27), uma reunião com pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castelo Branco, na Ilha do Príncipe, para dialogar sobre guarda responsável e bem-estar animal.

O objetivo é sensibilizar os tutores de animais e a comunidade local sobre os direitos, deveres, hábitos e condutas que caracterizam o guardião responsável e os direitos dos animais.

Também estarão presentes representantes da Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Ambiente (Semmam), que realizarão cadastro dos tutores interessados em castrar seus pets por meio do programa Vitória da Castração Animal.

A atividade marca o início do projeto Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Animais Domésticos na unidade de ensino.

Após uma reunião de planejamento com a direção e o corpo pedagógico da escola, a educadora ambiental Maria Aparecida Drumond elaborou, em parceria com a médica veterinária da Gerência de Educação Ambiental, Ana Ramos, as estratégias que serão desenvolvidas com as turmas do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino.

“Educar as pessoas é fundamental em programas humanitários de manejo de populações de cães e gatos, isso porque todos os problemas associados aos animais são influenciados pelo comportamento humano. A educação oferece um meio de melhorar o conhecimento, influenciar a percepção e mudar as atitudes negativas das pessoas em relação aos animais”, disse Ana Ramos.

“Durante toda esta semana, os alunos estarão envolvidos nas atividades do projeto. O planejamento inclui roda de conversa com a médica veterinária, caixa de conhecimentos e atividades lúdicas. O objetivo é transformar esses alunos em multiplicadores das informações sobre os vários temas que serão abordados no universo do bem-estar animal”, conclui a educadora Maria Aparecida.