Educação reúne diretores escolares para dialogar sobre o ano letivo de 2024

Educação reúne diretores escolares para dialogar sobre o ano letivo de 2024
Educação reúne diretores para alinhamento das ações do ano letivo de 2024

A educação pública de qualidade se constrói por meio de planejamento estratégico, ações efetivas e comprometimento contínuo com o desenvolvimento educacional. Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) reuniu, na última sexta-feira (26), os diretores das 103 unidades de ensino da capital para alinhar as ações que serão implementadas ao longo do ano letivo de 2024.

O encontro tratou sobre variados temas de suma importância para a rede municipal, que terá como foco para o ano letivo de 2024 os seguintes eixos: ampliar o acesso e a permanência nas unidades de ensino, elevar a qualidade de aprendizagem dos estudantes e garantir excelência na gestão escolar.

O encontro com os gestores também teve um momento reconhecimento dos avanços obtidos no ano passado, em que a rede teve melhoras significativas na frequência escolar; na fluência leitora do 1º ao 5º ano; foi eleita a melhor educação pública entre as capitais segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023; recebeu investimentos significativos em todas as regiões, dentre outros avanços.

Quem fez questão de acompanhar a reunião e dialogar com os diretores escolares foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que agradeceu aos gestores pelo empenho e dedicação em construir a educação pública de qualidade todos os dias. “O trabalho de vocês alcançou resultados espetaculares no ano passado. Vitória produz educação de qualidade e é referência para outros estados, para outras capitais. Tenho certeza que em 2024 vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.

Em sua fala, a secretária de educação, Juliana Rohsner, também agradeceu aos gestores pelos resultados obtidos no ano passado, ressaltou o papel da pasta no apoio ao trabalho administrativo e pedagógico realizado pelos diretores e falou sobre a expectativa para o ano letivo de 2024.

“Enquanto rede, devemos entender a educação como o caminho de transformação social, construindo diariamente um respeito à diversidade, o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo. Por isso falamos de intencionalidade, de estarmos focados na aprendizagem e na alfabetização. Avançamos muito em 2023 e tenho certeza que este ano será marcado por novas conquistas. Vocês sempre podem contar com a Seme para apoiar o trabalho administrativo e pedagógico”, ressaltou.

O trabalho integrado entre as equipes busca ampliar o número de estudantes atendidos no tempo integral; diminuir as desigualdades educacionais nos territórios; aumentar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); ampliar o percentual de crianças alfabetizadas até o 2º ano; aumentar a proficiência dos estudantes avaliados no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes); aumentar o nível de qualificação dos profissionais da educação municipal; e promover o protagonismo estudantil com diversificação de atividades além da sala de aula.