Educação Vitória: profissionais retornam às unidades de ensino para iniciar ano letivo

Educação Vitória: profissionais retornam às unidades de ensino para iniciar ano letivo
Retorno dos professores Cmei Yolanda Lucas

Reunião geral das equipes escolares, acolhimento aos novos profissionais e planejamento para ajustar os últimos detalhes para o início do ano letivo 2022. Com a volta dos profissionais do magistério às 102 unidades de ensino da rede pública de Vitória, as equipes escolares estão em fase de planejamento para garantir a organização dos espaços de aprendizagem para o retorno das crianças e dos estudantes, que ocorre na próxima segunda-feira (7).

Além disso, as equipes discutem o plano de ação de cada unidade de ensino e realizam o planejamento das formações que já tem datas previstas no calendário escolar. Os protocolos de biossegurança e convivência também são reforçados com todas as equipes.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou sobre a importância desse momento, com o retorno dos profissionais.

“É uma semana especial, estamos recebendo nossos professores e profissionais da educação. Pessoas que fazem a diferença no dia a dia de nossas crianças e estudantes. Acredito muito no provérbio africano ‘é preciso de uma aldeia inteira para educar uma criança’ e por isso estamos felizes, acreditando que juntos podemos promover uma educação pública de qualidade para todos!”

A gestora esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, na Praia do Suá, na manhã de quarta-feira (2), para acompanhar o retorno dos profissionais e dialogar sobre temas pertinentes ao início do ano letivo.

“Foi muito significativo poder conversar um pouco com os profissionais, é sempre muito bom olhar nos olhos de quem faz acontecer e reafirmar nosso compromisso coletivo com a aprendizagem de cada criança”.

Acolhimento

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, os profissionais foram recebidos com música, lanches individuais e uma lembrança personalizada. A diretora Zenaira Pereira contou que foi um momento especial de acolhimento e estreitamento de laços.

“Acolher é estreitar os laços de afeto, é estabelecer parcerias, é proporcionar o sentimento de pertencimento. E hoje foi dia de acolher quem todos os dias acolhe, nossos profissionais da educação, que são agentes fundamentais nos processos de aprendizagem de nossas crianças”, afirmou.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar, em Santa Martha, a equipe escolar proporcionou um ambiente alegre, com música e momentos de construção coletiva. A diretora Ineida Santos disse que o momento foi planejado com carinho.

“Nós buscamos propor um momento bem descontraído, com um cenário que demonstre o quão são importantes e fundamentais para o processo ensino-aprendizagem. As informações foram transmitidas com leveza e naturalidade. Quando iniciamos com um bom astral, isso reflete durante todo o ano. É como se fosse a capa de uma linda história”.

Carinho e reencontros

Na Emef Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, os profissionais logo se depararam com novidades no espaço escolar. Banheiros e espaços internos com pintura nova e equipamentos de informática renovados, por exemplo, foram notados pelos professores.

“O sentimento nessa volta às atividades é de alegria e carinho por esse espaço escolar, estamos motivados para realizar um trabalho coletivo ao longo deste ano. Sempre somos recebidos com carinho, e pudemos ver algumas mudanças, como banheiros humanizados, equipamentos mais modernos e adaptações que irão nos auxiliar bastante este ano”, destacou Nádia Peres, professora da unidade de ensino há 26 anos.

Na Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio, os professores receberam um kit personalizado, com materiais pedagógicos, álcool em gel e máscaras personalizadas. Além disso, houve a entrega de um lanche individual para todos, respeitando as normas de biossegurança e convivência.

“Esse momento é importante, pois temos a possibilidade de repensar a escola e suas ações. Socializar as ações efetivadas para os novos servidores e conhecer a nova equipe de trabalho. É momento também de reforçar as regras sanitárias, estruturar ações formativas e preparar os espaços para o início do ano letivo”, contou a diretora da unidade de ensino, Flávia Souza.

Planejamento

A subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos, destacou que a “semana pedagógica”, que ocorre entre os dias 02 e 04 de fevereiro, é fundamental para a organização e planejamento das ações envolvendo professores, pedagogos, coordenadores, estagiários, assistentes de Educação Infantil, gestores e demais profissionais em todas as unidades de ensino.

“É uma oportunidade para debate, reflexão e definição de ações estratégicas que irão orientar o trabalho pedagógico durante o ano letivo e adequação ou atualização do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da pandemia e servirá também de orientação para toda comunidade escolar em relação aos protocolos sanitários”, ressaltou.

“Esse momento de planejamento das ações é muito importante para reiteramos que a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos é uma responsabilidade coletiva, sendo necessário o envolvimento de todos nesse processo para que possamos construir essa nova história juntos”, completou.

 

Reprodução PMV