Encantos Capixabas: projeto promove uma viagem de aprendizado
Diversão e aprendizado. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, localizado em Pontal de Camburi, foi palco de uma experiência mágica e envolvente, como parte do projeto institucional “O Espírito Santo e os seus encantos”. Durante os turnos matutino e vespertino, as crianças foram recebidas com uma contação de histórias especial e cheia de afeto, protagonizada pela professora e escritora Verena Pereira.
Com seu projeto “A Capixabinha Conta e Canta o Seu Diário”, baseado em seu livro de poesias infantojuvenil, Verena conduziu os pequenos a uma jornada pela riqueza cultural do Espírito Santo. A atmosfera foi ainda mais enriquecida com a participação dos professores Allan e Daniele, que, ao som do violão, transformaram as palavras em melodias, proporcionando uma experiência única.
“As turmas do Cmei vem experienciando esta temática e esta ação contribuiu significativamente para que as crianças conhecessem de forma lúdica e poética uma das poesias da obra O diário de uma Capixabinha”, explicou a diretora da unidade de ensino, Keila Madeira.
Nessa aventura literária, as crianças se encantaram com as histórias da tartaruga Tatá, uma personagem cativante que protagoniza versos emocionantes sobre sua vida nas águas capixabas. A experiência fez sucesso com os pequenos, como evidenciado pela pequena Giovanna Bravin, do grupo 5: “Eu gostei da tartaruga Tatá e da rede. A gente segurou a rede também. Gostei da música e do livro que vem com um lápis”.
Segundo a professora de música Cristina Reis Cardoso, a ação foi uma experiência incrível e extremamente enriquecedora para as crianças. “Essa iniciativa não apenas resgata a importância de ouvir histórias, mas também estimula o desenvolvimento da imaginação e, o mais importante, celebra as riquezas naturais do nosso Estado. Foi emocionante ver como as crianças se envolveram com cada palavra, mergulhando nas aventuras da Capixabinha”, completou.
Valorizando a história e cultura capixaba
Além dessa experiência, algumas turmas também tiveram a oportunidade de participar de ações pedagógicas em lugares emblemáticos do Espírito Santo, como o Convento da Penha, a Prainha e o Farol de Santa Luzia. Para continuar ampliando essas vivências, os próximos pontos de visitas são o Projeto Tamar e a Praça do Papa, em Vitória, para enriquecer ainda mais o aprendizado das crianças.
A professora Verena Pereira contou um pouco sobre a importância do projeto para os pequenos. “Explorar a cultura e identidade capixaba por meio da literatura e da musicalização é uma forma eficaz de tornar a aprendizagem mais acessível e prazerosa para as crianças. Essas linguagens proporcionam uma interação harmoniosa e enriquecedora”, afirmou.
De acordo com a equipe pedagógica estes momentos de vivências e interações, explorando os espaços do Cmei e as potencialidades dos profissionais que estão nele, enriquecem significativamente o trabalho e as propostas pedagógicas destinadas às crianças. “Ao mesmo tempo, as experiências de socialização e interação entre as diversas turmas fortalecem as linguagens e estimulam a construção de pensamento e coletividade dos pequenos. Dessa forma, promovemos a cidadania de maneira lúdica e inclusiva entre todas as crianças do nosso Cmei”, disseram.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui