Alexandre Furieri: “Sou liderança política preocupada com o desenvolvimento do Centro de Vitória”

Alexandre Furieri: “Sou liderança política preocupada com o desenvolvimento do Centro de Vitória”

Quem é o cidadão e líder comunitário Alexandre Furieri Rodrigues? 

Sou um cidadão de bem, casado com Rita de Cássia Q. Ferreira, atuo há muitos anos como líder comunitário da região do Parque Moscoso, possuo ideais convictos de querer sempre melhorias para o local onde vivo.  Falo sempre aos amigos que quero o Centro de Vitória com várias vitorias e conquistas adquiridas junto ao poder público tanto Municipal como estadual. Quero um Centro de Vitória sempre com mais qualidade de vida para todos nós moradores e comerciantes.

Sou morador do bairro Parque Moscoso há pelo menos 57 anos, nasci, estudei aqui, cresci aqui, passei a minha infância e juventude neste bairro e bairros adjacentes.

Sempre participei das questões de lutas da nossa comunidade do Parque Moscoso, com também dos outros bairros vizinhos ao Parque. Acredito que tenho aproximadamente 40 anos de trabalhos voluntários onde participo diretamente ou indiretamente da Associação de Moradores do Parque Moscoso – AMPAR.

Atuando como liderança, mas sempre em colegiado com outras lideranças, lutamos sempre para buscar melhorias para a nossa região do Parque Moscoso e bairros adjacentes do Centro. Participo também, do movimento que vem trazendo melhorias para o nosso esquecido Centro Histórico de Vitória.

Detalhe, gosto muito, de uma boa cerveja gelada com um bom tira gosto, uma roda conversas com amigos, tenho o dom de ser amigo, fiel, amigo de verdade, a sinceridade é a minha principal virtude.

Sou um cara que primo sempre pela verdade, não suporto falsidade, por tanto, os mais íntimos, muitas vezes lembram do meu apelido que me foi colocado quando jovem de “Rabugento”, costumo ser inimigo número um do “Dick Vigarista”. Odeio pessoas que usa da falsidade como artimanha para se dar bem na vida nas costas dos outros!

Você acredita na transformação do Centro de Vitória?

Sempre. Que não sonha não vive. Como liderança política e comunitária acredito em um novo momento de conquistas para a região do Parque Moscoso, como também, para os outros bairros da Região do Centro de Vitória, bairros estes que fazem parte da Regional 01, Central 01 que cuida da manutenção, limpeza e zeladoria do Centro de Vitória pelo poder público municipal.

O prefeito Lorenzo Pazolini, no qual ajudamos a eleger aqui no Centro é parceiro e sou um apoiador que aposto na sua Gestão desde o início da sua pré-campanha, trabalhamos para elegê-lo e temos obtido resultados positivos.

Agora, não será de um dia para o outro que consolidaremos as transformações necessárias de benfeitorias que os moradores do Centro de Vitória tanto almejam e tem direito!

O Lorenzo Pazolini tem identificação com o Centro, por ter sido morador local, e ter tido compromisso com nossas causas, onde tem demonstrado nos atos como um grande Gestor Público da nossa Capital.

Quais São os Bairros que compõem a Regional 01 – Centro de Vitória?

Os bairros que fazem parte da Regional 01 são: Vila Rubim, Parque Moscoso, Moscoso, Santa Clara, Piedade, Fonte Grande, Ilha do Príncipe e Centro de Vitória.

Qual é a sua formação acadêmica, sua profissão, onde estudou?

Sou Administrador, formado formei em Administração de Empresas pela Universidade de Vila Velha – UVV, em 1988.

Tenho uma Pós-Graduação em Marketing Empresarial, pela Universidade Cândico Mendes com o antigo Instituto de Ensino Superior de Vitória.  Como profissional, possuo uma vasta experiência nas áreas Financeira, Administrativa, Marketing, Comercial, RH, O&M e Materiais.

Há mais de trinta anos atuo com Administrador de Empresas Autônomo, como perito judicial trabalhista, cível e federal e pela vivência pessoal e profissional, sinto-me capacitado a prestar serviços onde haja a necessidade de um profissional capacitado para administrar uma empresa privada ou setores em órgãos públicos Municipal, Estadual ou Federal. Modéstia à parte possuo uma boa experiência, sou dedicado e tenho compromisso com que é o certo.

Sou habilitado para realizar Peritagem e Assistência Técnica sobre todas as matérias no campo da Administração, perícias sobre Administração Financeira, Materiais, O&M, Mercadológica, Produção, Orçamentos, Pesquisas Operacionais, Administração de Pessoal (quadro de carreiras, equiparação salarial, cargos e salários), elaboração de laudos técnicos, pareceres, arbitragens em situações que requeiram conhecimentos técnicos de administração nas áreas de produção, finanças, vendas, pessoal, bem como em outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos.

Sou Especialista em Cálculos Trabalhista, Justiça Federal e na Justiça Estadual. Sou auditor e perito judicial.Na infância estudei na creche Ernestina Pessoa como também no nosso querido Colégio Agostiniano, colégio este com fundação há 64 anos na região do Parque Moscoso. O ensino secundarista estudei no Colégio Salesiano, nos bons tempos do Salesiano de Vitória.

Gostaria de saber e perguntar se é por esses e outros motivos/fatores que você é um apaixonado pela região do Parque Moscoso, um defensor da qualidade de vida dos seus moradores?

O Parque Moscoso sempre foi uma extensão de minha casa. Ali, guardo em meu coração e em minha memória  tudo de bom que adquiri ao longo da minha vida, momentos com meus amados pais, Eurides Rodrigues e Cirene Furieri Rodrigues (In Memoriam), convívio com os meus irmãos Andrea Furieri Rodrigues e Rodrigo Furieri Rodrigues, dos amigos de infância e adolescência, do futebol no campinho de areia, das missas aos domingos na Catedral, dos Cinemas curtidos no cine Paz e São Luiz, Jandaia, Santa Cecília, da fase adulta, dos momentos da minha vida política, etc..

Lembro-me bem do dia que resisti corajosamente contra a Gestão do péssimo Prefeito Luciano Rezende. Foi no aniversário do Parque Moscoso. Foi um ato de coragem denunciar o descaso da gestão do |Ex Prefeito, com o Centro de Vitória, principalmente na minha região do Parque Moscoso.

As perseguições e o desaforo de não promover por oito anos a construção da nossa nova sede da EMEF São Vicente de Paula, na área do antigo Colégio Americano como também da reforma da Praça Misael Pena. Sou um bom soldado e não fujo a luta.

Naquele dia, aniversário do Parque Moscoso, iniciei a derrota política do antigo Prefeito Luciano e companhia. Dei minha contribuição ao novo momento que vivemos com o atual prefeito, naquele dia, iniciamos um novo momento que a população aprovou nas urnas, nas eleições de2020.

Saímos vencedores, elegemos o nosso prefeito que ninguém acreditava, mas eu e muitos outros amigos apostamos corretamente e não tenhamos duvidas, está ouvindo a população local e está disposto a ouvir ainda mais.

O Prefeito Pazolini, está disposto a fazer mais pelo nosso esquecido Centro de Vitória.  Foram mais de 100 mil votos, e o Centro de Vitória apostou e há de ser reconhecido ainda mais pela gestão em curso. Temos muito a fazer ainda.

Como iniciou a sua participação na política comunitária no bairro Parque Moscoso?

Vendo a constante necessidade de buscar diálogo e melhorias para a nossa região, participando ativamente como Coordenador da AMPAR ou como Conselheiro Municipal ou Estadual de alguma área como Habitação/Segurança/Saúde.Quando ainda jovem via a necessidade de estar atuando em alguma associação de bairro para reivindicar melhorias para o Centro de Vitória, faz mais ou menos 40 anos que participo de gestões da AMPAR.

O Centro de Vitória é considerado por muitos gestores/administradores como “O patinho feio” da capital Vitória e não é isso, acho o Centro de Vitória, com um potencial enorme para ser aproveitado até como ferramenta para desenvolvimento turístico para a Cidade de Vitória.

Um potencial histórico enorme, a região possui um potencial residencial e comercial em fase de evolução. Acredito que pelos últimos levantamentos do Censo possuímos mais de 15 mil moradores.

Tudo começou aqui, no Centro de Vitoria, com “Duarte Lemos”, na “Vila de Vitória” inicia os bairros da cidade, os primeiros moradores, as primeiras moradias, os teatros, museus, monumentos históricos estão aqui. As Igrejas Históricas, a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta, o Parque Moscoso, primeiro parque da cidade, o Porto de Vitória, a Av. Beira Mar., o Teatro Glória, o Teatro Carlos Gomes, a Rodoviária de Vitória, a Praça Costa Pereira, o Mercado da Capixaba (em reforma) com a tradição do comercio local. Temos que acabar com essa ideia deturpada que o Centro e feio e mau acabado, o Centro é lindo e ponto final. Temos tudo para sair dessa imagem deturpada, temos e respiramos cultura.

A Associação de Moradores do Parque Moscoso – AMPAR, através dos seus membros, onde o senhor atua como Coordenador de Saúde tem desenvolvido uma boa administração e um bom trabalho para a comunidade do Parque Moscoso?

Tivemos muitas dificuldades em gestões passadas, com poucos ou nada em investimentos. Tanto na gestão do PT, como na gestão do esquecível prefeito Luciano Resende.

O Prefeito atual de Vitória tem olhado com carinho para a nossa região. Tem compromisso político. Precisamos aperfeiçoar na limpeza pública e zeladoria principalmente.

Temos críticas a fazer, mas faremos e estamos fazendo de forma construtiva. Com seriedade e maturidade.

Quais conquistas pode citar?

A Reforma completa da Praça Misael Pena que estará programada para iniciar as obras no início do primeiro 2024. Entrará no orçamento para o próximo ano, em 2024, será uma conquista a muito tempo aguardada.

A prefeitura está promovendo o início de melhorias nas estruturas físicas do Mercado da Vila Rubim.

Melhorias com manutenções dentro das instalações do Parque Moscoso, parque mais antigo de Vitória.

Solicitações melhorias no policiamento da Guarda Municipal e da Policia Militar do ES, tentando diminuir os índices de criminalidade na nossa região.

Mais médicos e auxiliares para a nossa Unidade Básica de Saúde.

Manutenções e consertos de vias públicas, desobstruções de galerias pluviais na nossa região do Parque Moscoso todo centro de vitória.

Ordem de serviço de reforma do Viaduto do Caramuru.

Ordem de serviços e construção da nova sede da EMF São Vicente de Paula, investimento de mais de R$ 17 milhões de reais, uma obra aguardada por mais de dez anos, uma conquista que atenderá aos moradores de diversos bairros, não somente aos Moradores do Parque Moscoso.

Quais são os principais problemas encontrados na Região do Parque Moscoso?

Evidentemente temos muito a fazer, a questão da segurança pública é um eterno problema social, mas estamos em constante discussão, o nosso representante no conselho de segurança e também Coordenador da AMPAR, o amigo Moises Alves, está sempre antenado e atuante na questão da segurança, um conhecedor das nossas necessidades locais, porém necessitamos que o Governo do Estado olhe a questão da falta de efetivo de policiais militares na nossa Companhia.

Precisamos de mais policiais militares, para intensificar o policiamento preventivo, principalmente á noite na nossa região e nos horários de picos.

Moradores em situação de rua é um outro problema muito sério a ser resolvido pelas esferas Federal, Estadual e Municipal. São seres humanos abandonados pela família, pelo poder público, por todos no geral. Entregues a própria sorte.

É um problema da Região Metropolitana, de todas as cidades. Acredito que até no interior do Estado já tenhamos este problema.

Necessitamos de Políticas Públicas habitacionais, ocupar prédios abandonados, tanto prédios particulares como públicos. Há caso de prédios públicos abandonados na região do Parque Moscoso e Centro de Vitória. Como exemplo o vergonhoso caso do prédio do antigo IAPI na Praça Costa Pereira, uma questão que o Governo Federal terá que solucionar.

O senhor vê solução para esses problemas, existem soluções? O que propõe?

Para qualquer problema existe uma solução.  Tenho muita fé e acredito na união das lideranças comunitárias de toda a região do grande Centro de Vitória. Essas soluções devam ser discutidas com as Associações de Bairros juntamente com as comunidades locais. Existem projetos já em andamento que deveriam ser aproveitados tanto pela PMV como pelo Governo do Estado como também pelo Governo Federal.

Visita às obras no Mercado Capixaba no Centro de Vitória

Como avalia a atual gestão do Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini?

Boa. Um bom Gestor Público com um olhar clinico para o Centro Histórico da Capital.  Temos obras no valor de mais de R$ 60 sessenta milhões para a região do Centro. A obra do Mercado da Capixaba é um exemplo. A obra da EMEF São Vicente de Paula, e por aí vamos.

Há muito tempo, acho que em 30 anos, não aparecia um Prefeito de uma Capital que fizesse tantas obras úteis aos moradores do Centro de Vitória. Queremos mais, precisamos de mais obras, temos muito que reivindicar. Vamos lutar reivindicar sempre, meu lado político fala mais alto.

Usa -se muito a palavra Revitalizar, o Centro de Vitória, o Senhor concorda?

Sim.  A palavra revitalizar vem do verbo transitivo direto revigorar, dar vida ou vigor a alguma coisa, vitalizar mais uma vez.  Prefiro aA palavra correta é Vitalizar, dar vida, estávamos morrendo no CTI, mas podemos sair dessa situação, continuamos necessitando de medidas, porém agora temos um diagnóstico, e um prefeito disposto a enfrentar a nossa enfermidade de mais de 20 anos sem tratamento, sem visão, sem apoio. 

Como avalia a situação da Vila Rubim, necessita de uma atenção especial da Gestão Municipal, vereadores e prefeito?

Sim. O maior sonho da população de Vitória e do Centro de Vitória e ter um Mercado Municipal, novo em uma área que poderia ser do estacionamento da empresa Tecnip -Fléxibras, área maravilhosa, com um espaço grandioso para construção de uma nova edificação. Temos tudo de bom na Vila Rubim, e temos também tudo de ruim na Vila Rubim, principalmente à noite, quando “todos os gatos são Pardos”.

 O que espera para o Centro Histórico de Vitória nos próximos anos?

Desejo sempre o melhor, sou otimista. Trabalho sempre como liderança lutando para viabilizar o melhor para nossa região, para o bairro Parque Moscoso, onde a várias gestões atuo como representante comunitário,

Precisamos que a população participe mais, que o povo, os moradores ocupem os espaços públicos, que a marginalidade veja que aqui moram pessoas de bem como eu, pessoas que escolheram o Centro de Vitória como um local de felicidade, de prosperidade.

 

Mário Berardinelli | Editor