Escola de Física do Parque Moscoso é sucesso com a criançada

Escola de Física do Parque Moscoso é sucesso com a criançada
Programação de férias: Oficina de óptica na Escola de Física

Dia de oficina de Óptica e visita ao acervo da Escola de Física, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, que fica no Parque Moscoso. Totalmente gratuita e para todas as idades, a programação do espaço trabalha com diversas áreas da física. Lá onde os conceitos se transformam em experimentos surpreendentes.

O primeiro experimento vivenciado nesta terça-feira (19) pelos visitantes foi a oficina de câmara escura, que propõe a visualização de imagens e suas relações ópticas e geométricas, brincando com enquadramento, recortes e imagens invertidas através de um aparelho óptico improvisado, construído por eles mesmos na oficina, utilizando um copo descartável, papel vegetal, cola quente, fita e um alfinete.

A Beatriz Santos, professora de Matemática, não perdeu tempo e levou o filho Carlos Eduardo para participar da oficina. “Foi muito interessante. Gostei muito de aprendermos tudo sobre óptica e sombras. Ciência também é diversão!”, disse. Já o estudante conta que ficou encantado com a diversidade dos equipamentos do acervo. “Foi incrível! Eu adorei, esse é um dos melhores lugares do mundo. Nunca tinha visto tanta coisa interessante em um lugar só”, afirmou.

Visita ao acervo

Em seguida, os visitantes participaram do roteiro de visitação ao acervo da Escola de Física. Sombra colorida, sombra congelada, bancada de óptica, caleidoscópio, espelhos côncavo e convexo foram os experimentos demonstrados pelos monitores Raynara Souza e Murilo Borges, que deixaram a criançada eufórica.

O estudante Isaac Smarzara se divertiu bastante e ainda aprendeu coisas novas. “Eu gostei muito da forma que as ideias são apresentadas, e os experimentos são bem explicativos e aguçam a curiosidade, diferente da sala de aula, vemos na prática como ocorrem os fenômenos da física. Gostei mais do experimento da sombra colorida”, contou.

A mãe do Isaac, Rogeria Smarzara, não ficou de fora e fez questão de participar de todos os experimentos. “Estava procurando coisas legais para fazer com ele, que aliassem diversão e aprendizado. Vi a programação dos Centros de Ciência e tive certeza que seria uma boa opção, fico feliz de termos a oportunidade de poder utilizar esses equipamentos que a prefeitura proporciona para os munícipes. Acabou que também foi uma experiência divertida para mim”, elogiou.

Programação

A Escola de Física tem o objetivo de despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos, com a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes.

A programação continua ao longo do período de recesso escolar, com atividades gratuitas e para todas as idades.

  • Sexta-feira (22)

Tema: Acústica, com sessões das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

Oficina: Telefone de copo

Acervo de experimentos: Fofoqueiro, pêndulo harmônico e pêndulo caótico

  • Sábado (23)

Das 8h às 11h: Visita Monitorada

Onde fica: Rua Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.

 

Fonte: PMV