Estudantes enviam cartinhas de solidariedade para crianças do Rio Grande do Sul
Em um gesto comovente de solidariedade e empatia, os estudantes do 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Júnior, localizada em Itararé, se uniram para enviar mensagens de apoio às crianças do Rio Grande do Sul que foram vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado. As atividades foram desenvolvidas dentro do clube da leitura “Crianças Mágicas”.
A inspiração para essa nobre iniciativa surgiu durante as aulas da professora Viviana Quintas, que abordava conceitos de sustentabilidade com os estudantes. Diante da triste realidade enfrentada pelas crianças gaúchas, os estudantes prontamente relacionaram os ensinamentos em sala de aula com a situação de emergência no Sul do país. Assim, sob a orientação da educadora, decidiram expressar seu carinho e solidariedade por meio de cartinhas.
Cada carta foi cuidadosamente adornada com a bandeira do estado do Rio Grande do Sul, enquanto os corações dos estudantes se derramavam em palavras de conforto e esperança. “Tudo vai ficar bem. Vocês vão poder voltar para a escola, para ler, estudar e também brincar. Gostaria de dar um abraço em todos vocês. Tenho certeza que irão superar isso logo”, escreveu Lauro Fernando, do 3ºB.
Ana Lucy Bitencourt, também do 3º ano, compartilhou palavras de encorajamento: “Logo tudo vai ficar bem, desejamos muito que todos possam voltar para a escola em segurança”. Heloá Gomes, outra estudante do 3º ano, enviou seu afeto: “Desejo que todos vocês fiquem bem, estamos esperançosos que tudo vai melhorar. Enviamos um abraço carinhoso por essa carta”.
A professora Viviana enfatizou o apoio integral da equipe pedagógica da escola à iniciativa e ressaltou a crença na capacidade dos alunos de transformar a realidade por meio da educação. Além das cartas, gibis e livros infantis serão enviados como forma de proporcionar momentos de distração e aprendizado para as crianças afetadas.
“Os alunos estão aprendendo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a paz e prosperidade para todos. Nessa perspectiva, por meio da literatura, estamos realizando uma série de atividades buscando refletir sobre sua realidade e transformá-la por meio de atitudes colaborativas”, explicou a educadora.
Clube da leitura
O projeto do clube de leitura “Crianças Mágicas” prevê ações de contação de histórias; leituras compartilhadas explorando variados temas literários; utilização dos tablets para acessar a biblioteca virtual da plataforma AprendeVix; leitura de obras interativas; piqueniques literários; semana literária; apresentações teatrais e muito mais.
“O clube de leitura é uma das denominações atribuídas a espaços de socialização de leitura e discussão de livros, como rodas de conversa sobre obras de literatura. No contexto de nossa escola, temos encontros semanais dentro da disciplina de Práticas Experimentais para oportunizar aos estudantes diversas formas e maneiras de desenvolver a fruição na leitura”, explica a professora Viviana, idealizadora do projeto.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui