Evento em prol da educação inclusiva ensina estudantes da capital
Para celebrar os avanços na educação inclusiva e homenagear a Lei de Libras, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, localizada em Maruípe, promoveu um evento com os professores surdos e bilíngues que atuam na unidade de ensino, promovendo uma vibrante ação de integração com os estudantes.
Um dos momentos mais marcantes foi a exibição de um vídeo do Hino Nacional Brasileiro em Libras no auditório, protagonizado pelos estudantes surdos matriculados na unidade de ensino. Em seguida, no mesmo vídeo, os alunos destacaram a importância da Lei de Libras, por sua relevância da promoção eficaz da comunicação com os surdos.
“A Lei de Libras representa um marco na luta pela inclusão e igualdade de acesso às informações e serviços para a comunidade surda. Ela reconhece a Língua Brasileira de Sinais como uma língua oficial do Brasil e estabelece diretrizes para garantir o pleno uso e difusão dessa língua em diversos contextos sociais, incluindo a educação, o trabalho e os serviços públicos”, destacou a coordenadora Ana Lúcia Sodré.
Após a exibição do vídeo, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um período de interação com os professores e colegas surdos. Durante esse momento, os educandos puderam vivenciar de forma prática a experiência da língua de sinais, explorando sua comunicação não verbal e desenvolvendo uma maior compreensão da cultura e da comunidade surda.
Essa experiência interativa proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e sensibilização para os alunos ouvintes, permitindo-lhes reconhecer a importância da comunicação inclusiva e o valor da diversidade linguística. Ao vivenciar a língua de sinais e interagir com os surdos, os estudantes puderam ampliar seus horizontes e cultivar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.
Ainda segundo a coordenadora Ana Lucia, a Emef de Maruípe é referência na rede municipal de ensino em ensino bilíngue. “É importante destacar que a Escola Suzete Cuendet é referência de ensino Bilíngue (Português/Libras), onde há 9 alunos surdos, 5 professores surdos e 10 professores bilíngues, reforçando o compromisso com a inclusão e valorização da Libras Língua Brasileira de Sinais”, frisou.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui