Exposição reúne trabalhos de 12 fotógrafos cegos no Parque Moscoso

Exposição reúne trabalhos de 12 fotógrafos cegos no Parque Moscoso

Uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura (Semc), Meio Ambiente (Semmam) e a Sociedade Cultura e Arte (Soca) levará para o Parque Moscoso, no Centro Histórico da capital, a partir do próximo sábado (27), a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”.

A mostra inédita em Vitória é uma exposição coletiva de 12 fotógrafos cegos do projeto “Escola de Fotógrafos Cegos” (E.F.C.), desenvolvido pela Soca e Cia Poéticas da Cena Contemporânea com patrocínio da ES Gás.

Quem visitar o Parque, que funciona às segundas-feiras das 17h às 22h e de terça a domingo das 5h às 22h, terá acesso a 32 fotografias retroiluminadas e de grande dimensão, que estarão distribuídas em oito totens espalhados pelo icônico espaço da capital.

“Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” permanecerá disponível para visitação pública e gratuita até o dia 25 de junho. Uma equipe de mediadores estará presente sempre às segundas-feiras das 18h às 22h, e de terça a domingo das 8h às 22h.

“É absolutamente necessário apoiar ações como essa que enriquecem o setor cultural e contribuem muito para que as diferenças sejam respeitadas e valorizadas não somente no mundo das artes, como na sociedade de um modo geral” declarou o secretário municipal da Cultura, Luciano Gagno.

A mostra inédita é uma exposição coletiva de 12 fotógrafos do projeto “Escola de Fotógrafos Cegos".

A mostra

A direção artística e produção executiva de “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” é da encenadora, atriz premiada, doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Cinema e diretora do coletivo Poéticas da Cena Contemporânea, Rejane Arruda. A curadoria é da artista visual, fotógrafa, mestranda em Cinema e audiovisual na Paris Sorbonne-Nouvelle, Bárbara Bragato.

“O projeto trabalha pela inclusão e diversidade ao expor a produção de pessoas com deficiência, mostrando para a sociedade o seu valor como produtores de bens simbólicos e propondo novas formas de ver”, afirma Barbara, que, entre outros trabalhos, já realizou exposições individuais no Museu da Imagem e do Som em São Paulo e participou de mostras coletivas como o “15º Paraty em Foco” no estado do Rio de Janeiro.

“É uma forma de pensar as imagens como tudo isso que habita a gente, mas fica esquecido na nossa memória. As imagens do ‘não-ver’ são essas que a gente fecha os olhos e pode sentir, são as imagens que transpiram, que usam som, que fazem arrepiar a pele. Os olhos não precisam estar abertos para que a gente enxergue”, complementa a curadora.

A diretora artística, Rejane detalha a metodologia do ensino da escola: “A metodologia do ensino da Escola de Fotógrafos Cegos se baseia na transmissão de noções de composição visual e movimentos estéticos da Fotografia Contemporânea por meio da descrição de imagens. Os procedimentos desenvolvidos pelos artistas da Cia Poéticas incluem a transmissão de conceitos operadores da prática fotográfica, como enquadramento, zoom e desfoque, além de novos termos, voltados para o ensino de fotografia para quem não enxerga, como ‘objeto atrapalhador’, utilizado para criar duplo enquadramento, efeito de profundidade e desfoque, é a “lei do movimento mínimo”, que consiste em pequenas variações do enquadramento e muitos cliques de um só objeto”, detalha.

“Foram exercitados jeitos diferentes de fotografar, desde o plano aberto, a imagem focada em cor, até o ‘objeto transbordante’ de um ‘big close’ com áreas desfocadas em preto e branco”, finaliza Rejane.

A exposição conta com agendamento de 20 visitas guiadas, para instituições públicas de ensino e grupos de pessoas com deficiências. A SOCA disponibiliza o WhatsApp 27 99609-8181 para os agendamentos.

Exposição permanecerá disponível para visitação pública e gratuita até o dia 25 de junho.

Acessibilidade

Cada fotografia terá uma plaqueta com um QR code que direciona para a audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas cegas. O local escolhido é acessível para cadeirantes, inclusive com banheiro adaptado, e durante o período de funcionamento da exposição, estarão presentes, no turno matutino, mediadores fluentes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Serviço
Exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”
Quando: de 27 de maio a 25 de junho
Onde: Parque Moscoso – Avenida República s/n, Centro, Vitória ES
Funcionamento: segundas-feiras das 17h às 22h e de terça a domingo das 5h às 22h
Entrada franca
Classificação indicativa livre

Fonte : PMV