Famílias começam a receber kits de alimentos arrecadados no Carnaval de Vitória

Famílias começam a receber kits de alimentos arrecadados no Carnaval de Vitória
Doação de Alimentos - Campanha Vitória da Solidariedade

Mais de 360 famílias começaram a receber, nesta terça-feira (19), os kits de alimentos montados pela equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) que foram organizadas com os 5.652,40 quilos de alimentos arrecadados na Campanha Ingresso Solidário, durante os três dias do Carnaval de Vitória.

Os itens arrecadados foram triados e divididos em kits para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas junto ao Banco e, também, poderão ser destinados a instituições que trabalham com assistência social e além da entrega dos kits também distribuem alimentos já preparados.

Roseane Fernandes, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), falou sobre a importância do recebimento dos alimentos. “A captação de alimentos, por diversas formas, como por exemplo, o ingresso solidário, soma-se ao trabalho do Banco de alimentos na luta contra a fome e o desperdício de comida. Iniciativas solidárias como essas são muito bem-vindas quando realizadas como apoio, considerando que uma política pública de segurança alimentar deve ter o papel central no combate à fome”.

“Os alimentos captados durante o Carnaval e durante todo ano pelo Banco de Alimentos, sempre serão destinados aos que mais precisam, na cidade. Então, serão destinados às famílias que são atendidas pela rede socioassistencial de Vitória e, também, podem ser encaminhados a instituições da rede Suas não governamental, que além de realizar a distribuição também fazem a preparação dos alimentos”, explicou a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz.

Banco de Alimentos

A distribuição é voltada para famílias em vulnerabilidade social. A partir da avaliação feita pela equipe psicossocial de cada serviço é mantida uma organização interna de informações objetivas para avaliar as famílias com maior demanda de alimentos, tais como renda familiar, o número de membros da família e se há algum membro do grupo prioritário como idosos, pessoas com deficiência e crianças.

Vale ressaltar que é necessário agendamento para a retirada dos kits de alimentos. Caso a família não esteja cadastrada para receber o benefício, basta procurar o serviço da assistência social que a atende e solicitar. A demanda será avaliada e o kit de alimentos poderá ser retirado conforme disponibilidade.

Reprodução: PMV