Iniciativa comove e oferece assistência a pessoas em situação de rua

Iniciativa comove e oferece assistência a pessoas em situação de rua
Foto: Reprodução.

Os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Vitória realizarão, nesta quarta-feira (16), uma grande ação de sensibilização e oferta de serviços de Saúde, orientação jurídica, oferta de documentos e orientações para o mercado de trabalho para pessoas em situação de rua. A ação correrá das 9 às 11h30, na Praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha.

Promovida pelo Serviço de Abordagem Social (Seas) e do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), o evento é alusivo ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, que marca o triste episódio conhecido como o “massacre da Sé”. No massacre em referência sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas e outras oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, no centro de São Paulo.

Para a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Fabíola Calazans, o momento é de mobilizar as pessoas em situação de rua para se inserirem nas atividades promovidas nos espaços da Assistência Social, e de conscientização e reflexão da sociedade sobre as necessidades dessas pessoas.

A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scárdua, complementa que as pessoas em situação de rua precisam ser vistas como sujeitos de direitos, por isso a importância da luta conjunta dos órgãos governamentais e não governamentais em defesa desse público. “Essas pessoas precisam ser visitas e terem seus direitos respeitados”, disse Carla.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatiza o papel e a importância dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na prática das políticas públicas no fortalecimento de ações que contemplem esse público.

Cinthya fez questão de ressaltar que é muito importante o envolvimento de outras políticas públicas para que as pessoas em situação de rua. “Em Vitória trabalhamos para que os diretos das pessoas em situação de rua sejam respeitados e buscamos dar base para que esta condição seja superada. Precisamos entender que múltiplos fatores podem levar as pessoas para as ruas e é preciso tratá-los com respeito e empatia”, falou a secretária de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Vitória.