Museu Capixaba do Negro: Semana da Consciência Negra segue até o próximo sábado (20)

Museu Capixaba do Negro: Semana da Consciência Negra segue até o próximo sábado (20)

Segue até o próximo sábado (20) a “Semana da Consciência Negra – Resistência, Cultura & Arte”, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), que ficano Centro de Vitória.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a programação que teve início no último dia 13, homenageia o “Dia Nacional da Consciência” Negra celebrado em 20 de novembro.

“Essa data nos faz refletir sobre a importância da população e a influência das origens africanas no Brasil. Despertar essa consciência é entender a história, a herança e a imensa contribuição que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural do nosso país. Para onde olhamos podemos enxergar áreas profundamente influenciadas pela cultura afrodescendente seja na música, na religião, na gastronomia, na política entre várias outras”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Entre as ações culturais de diferentes modalidades artísticas estão disponíveis para os visitantes: oficinas de música, culinária, contações de histórias, vivências em danças, diálogos, workshops, espetáculos e exposições.

“A possibilidade de concretizar essa programação é um convite ao público, de diferentes faixas etárias, para compreender os processos de resistência, conhecimento e autorreconhecimento como pessoa negra, valorizando os aspectos da cultura, tradição, história e arte”, declarou o pedagogo do Mucane, Jocelino da Silva Junior.

Quinta cênica no Mucane

Marcando o quarto dia de programação da “Semana da Consciência Negra – Resistência, Cultura & Arte”, ocorrece nesta quinta-feira (18), a partir das 16 horas, o projeto “Quinta Cênica” com apresentações da Homem Cia de Dança (HCDC) e NegraÔ e exibição de vídeos de novos intérpretes da dança negra capixaba.

O projeto, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de promover cenas e esquetes apoiadas na autoafirmação e empoderamento do homem e da mulher negra.

“Os trabalhos que serão apresentados utilizam o corpo, o mover-se, a luz para falar de questões do cotidiano que nos afligem como racismo e genocídio da juventude negra. Queremos atingir com o evento os mais variados segmentos da sociedade: estudantes de escolas pública, jovens em situação de risco, artistas negros, profissionais da educação e a comunidade do entorno do museu”, explica o idealizador da ação e diretor artístico, Elidio Netto.

Obra do asrtista Dejair Paulo

Exposição

Em cartaz no Mucane desde o último dia 9, até o mês de fevereiro de 2022, a exposição “Black is Beautiful” do artista plástico Dejair Paulo é um dos pontos altos da programação.

A mostra traz o protagonismo feminino negro, com uma reflexão sobre a beleza e o lugar que a mulher negra ocupa na sociedade. As obras propõem um olhar sobre o corpo feminino e o espaço de representação dessa mulher que afirma sua identidade.

O quesito sustentabilidade também foi considerado para a elaboração da exposição que se utiliza de materiais descartados como o papelão e o papel kraft para a confecção das obras.

O horário de visitação é de terças às sextas-feiras, das 9 às 18 horas e aos sábados de 10 às 14 horas. Não é necessário agendamento prévio, exceto para grupos e escolas, e a entrada é gratuita.

Para mais informações e agendamentos de grupos ou escolas os contatos são: [email protected] e (27) 3222-4560.
Espetáculo

Durante todo o mês de novembro o público conta também com uma atração especial para as crianças no Mucane: o espetáculo de dança “O mar que banha a Ilha de Goré”.

A apresentação voltada para o público de 6 a 12 anos, que vai até o próximo dia 21, é baseada no livro homônimo de Kiusam de Oliveira.

Na obra, a criançada conhecerá a história de Kika, uma menina brasileira que realiza uma viagem para conhecer a Ilha de Goré, no Senegal, país da África Ocidental.

A classificação indicativa é livre e a entrada é franca. A organização pede que os interessados cheguem ao local (Mucane), que fica no Centro Histórico de Vitória, com meia hora de antecedência para a retirada dos ingressos.

Confira as próximas datas das apresentações:

19/11 (sexta-feira) – 8h e 14h
20/11 (sábado) – 9h
21/11 (domingo) – 9h e 16 h

A programação da “Semana da Consciência Negra – Resistência, Cultura & Arte” segue até o dia 20. Programe-se:

18/11 – quinta-feira

9h às 12h – Formação de Professores da Rede de Vitória.
14h às 16h – Oficina Livre de Percussão
15h às 17h – Vivência
15h às 18h – Oficina de Gastronomia
17h às 18h – Workshop de Dança – Duração: 60 minutos – Vagas: 20
19h10 – Hall – Duo – Xerê (Cia de Dança Afro Negraô)
19h20 – Hall de Entrada – Solo
19h30 – Solo
19h30 – Apresentação do produto das oficinas de percussão
19h40 – Galeria 01- Solo – Fios de Embira com a Cia “Negraô”
19h50 – Galeria 02 – Duo – Cia Negraô
20h – Apresentação Bloco AfroKizomba

19/11 – sexta-feira

8h às 10h – Espetáculo “O Mar que banha a Ilha de Goré”
8h às 12h – Formação com os Serviços da Assistência Social de Vitória
14h às 16h – Oficina Livre de Percussão
14h às 16h – Espetáculo “O Mar que banha a Ilha de Goré”
15h às 18h – Troca de Vivência para mulheres negras realizado pelo Coletivo MUCA
19h às 21h – Encontro com Educadores – Brincadeiras e Educação

20/11 – sábado – Dia da Consciência Negra

9h às 11h – Espetáculo “O Mar que banha a Ilha de Goré”
10h – Contação de história “Terreiro de história”. Classificação indicativa 18 anos.
14h às 16h – Oficina de samba reggae;
14h as 16h –  Encontro para Brincar.

Exposição Galeria 1: Museu memória educativo Mucane (Acervo Permanente)
Exposição Galeria 2: “Black is beautiful” – 13/11 à 09/02/22
Feira de Expositores: livros infantis, Unbuntu Quitutes e Circuito Cultural; Kizzala: aromatizantes de ambiente – 13 à 20/11
 
Onde: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) – Av. República, nº 121 – Centro Histórico de Vitória

 

O mar que banha a Ilha de Goré Mucane

Para mais informações e agendamentos de grupos ou escolas os contatos são: [email protected] e (27) 3222-4560.

Reprodução PMV