Mutirão de combate à dengue visita quase 700 imóveis em Maria Ortiz

Mutirão de combate à dengue visita quase 700 imóveis em Maria Ortiz
Agentes de combate às endemias visitaram quase 700 imóveis

Vitória está unida no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, no último sábado (13), aconteceu mais um mutirão de combate ao mosquito, no bairro Maria Ortiz.

Durante a ação, 40 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) visitaram 684 imóveis, realizaram o tratamento de 115 depósitos. O drone também foi utilizado para identificar possíveis focos de mosquito em locais de difícil acesso.

“Essa é mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida nos nossos munícipes. Precisamos do apoio e do engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini

Na próxima quarta-feira (17), às 7h30, acontece o Mutirão de Limpeza e Combate ao Mosquito, em Resistência.

As ações contam com a parceria da equipe de limpeza da Central de Serviços.

Ações

Entre as principais ações de rotina realizadas em Vitória, estão vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais.

A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar possíveis focos de mosquitos em sua residência ou trabalho. Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura disponibiliza um checklist  em que o munícipe pode conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.