Nesta sexta-feira (16), MostraJuv leva talentos da juventude à Casa do Cidadão

Nesta sexta-feira (16), MostraJuv leva talentos da juventude à Casa do Cidadão

A juventude vai ocupar a Casa do Cidadão nesta sexta-feira (16), das 14h às 20h. É a MostraJuv, uma feira cultural que reunirá diferentes danças, oficina de samba, apresentação de teatro, varal de fotos, sarau de poesia, distribuição de zines (revistinhas independentes) e muito mais. O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos, ao longo deste semestre, pelos jovens participantes da Casa da Juventude, do Núcleo Afro Odomodê e do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Itinerante.

O evento é gratuito e aberto aos moradores de Vitória de 15 a 29 anos de idade. A primeira edição da MostraJuv, realizada pela Coordenação de Política dos Direitos da Juventude da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), também vai alcançar os adolescentes do projeto Cidadania Fundamental, realizado às sextas-feiras, na Casa do Cidadão. Desta forma, já está garantida a participação de aproximadamente 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

“Queremos que mais jovens conheçam nossos equipamentos, onde encontram acolhimento, escuta e discussão de temas relevantes para essa faixa etária, por meio de oficinas, intervenções artísticas, rodas de conversas, atividades esportivas e projeção de filmes, por exemplo”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

Juventude é prioridade em Vitória

Vitória é pioneira na criação de uma política voltada para jovens, tendo inaugurado o primeiro Centro de Referência da Juventude do Espírito Santo há 17 anos. Além disso, é a única cidade que  possui um equipamento voltado para o resgate da cultura afro-brasileira e para o enfrentamento ao racismo, que é o Odomodê.

“A Juventude é uma das prioridades na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. As atividades são planejadas por meio de diálogo com os participantes, reconhecendo os jovens como protagonistas nesse processo. Ao longo do ano, as ações são baseadas em quatro pilares fundamentais: convivência, formação, informação e expressão”, explica a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia.

Ela destaca que a gestão atual está investindo quase R$ 3 milhões na reforma e ampliação do CRJ e da Casa da Juventude. As estruturas serão reinauguradas neste ano e a meta é passar a atender a 4.500 jovens no ano nos três equipamentos.

MostraJuv

Apresentação das atividades desenvolvidas no semestre no CRJ, no Odomodê e na Casa da Juventude:
Danças, oficina de samba, apresentação de teatro, varal de fotos, sarau de poesia, distribuição de zines e muito mais.
Dia 16 de junho, das 14h às 20h
Na Casa do Cidadão: Av. Maruípe, 2455, em Itararé.

Fonte : PMV