Nova turma para Educação de Jovens e Adultos é inaugurada para pessoas em situação de rua

Nova turma para Educação de Jovens e Adultos é inaugurada para pessoas em situação de rua

A educação é a chave que abre portas para o conhecimento e para o mercado de trabalho. Proporcionar novas oportunidades fomentando inclusão e crescimento é uma das prioridades da Assistência Social de Vitória.

No intuito de motivar pessoas em situação de rua a iniciar uma nova trajetória de vida, a Secretaria de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), passa a ofertar, no Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório da capital, aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas para a nova turma serão feitas na próxima segunda-feira (18), e o início das aulas está previsto, também, para a próxima semana.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fala da importância de ofertar aulas aos hospedes do Serviço de Acolhimento, como forma de incentivá-los a uma reestruturação de suas vidas e da perspectiva de futuro. “Ter a EJA no Serviço de Acolhimento Emergencial é extremamente importante, assim como em outros espaços, mesmo porque é uma demanda que vem dos próprios usuários do serviço. Estamos muito felizes por essa parceria com a Seme, que faz com que seja possível atender esse pedido dos nossos usuários”, afirma.

“Potencializar a educação de jovens e adultos, garantindo o atendimento em territórios próximos as suas necessidades, é reafirmar nosso compromisso com a educação pública de qualidade para todos e todas. Estamos muito felizes por trabalhar em parceria com a Semas, pois sabemos que ter políticas públicas intersetoriais fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

“A parceria e a possibilidade de oferta da educação de Jovens e Adultos (EJA) é mais um passo para a inclusão social. Os usuários do abrigo Emergencial, estão felizes e entusiasmados com o retorno à escola. É a retomada da aprendizagem de saberes e práticas que irão favorecer a cidadania, grandes oportunidades de estabelecer novos vínculos, novas perspectivas de ressignificação do sujeito”, explica Rodrigo Trindade, coordenador do Serviço de Acolhimento Emergencial.

As aulas da EJA serão ministradas para os acolhidos no espaço, realizadas todos os dias das 18h às 21h30, e os alunos matriculados receberão, também, a merenda escolar.

Serviço de Acolhimento

Inaugurado em julho deste ano, o espaço conta com ambiente para repouso, camas, acomodações, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, higiene pessoal e vestuário.

O ambiente é humanizado, com os atendidos sendo tratados com hóspedes. O serviço desenvolvido é de hotelaria. Os alimentos para as refeições são preparados próprio local. O acesso ao acolhimento se dá por meio de encaminhamentos feitos pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), assim como por outros serviços da Semas.

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio do Seas, acionando pelo 156.

O Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório de Vitória atende à portaria 069, de 14 de maio de 2020, do Ministério da Cidadania, do Governo Federal.

EJA

As pessoas em situação de rua, e que estão fora da escola, têm a oportunidade de iniciar ou retomar os estudos por meio das aulas realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). A iniciativa é da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantida pela Secretaria de Educação de Vitória, que tem o objetivo de levar a educação onde os usuários podem estudar.

Reprodução PMV