Obra de Arte de 100 kg é Roubada na Praia do Canto

Obra de Arte de 100 kg é Roubada na Praia do Canto

A artista Vania Cáus havia começado uma exibição itinerante da obra há cerca de 15 dias

Moradores e amigos da artista plástica Vania Cáus estão à procura de uma obra que foi furtada na região do Triângulo das Bermudas, em Vitória. A instalação itinerante começou a ser exposta na orla de Camburi e no domingo foi levada para a Praia do Canto, mas desapareceu nesta quarta-feira (17), surpreendendo a artista.

A obra se trata de uma poltrona transformada em arte, recebendo mosaicos de vidro e cerâmica, colados com argamassa. Por causa dos materiais, a artista calcula que o objeto pese mais de 100 kg. Vania conversou com a reportagem do Tribuna Online e contou ter recebido a notícia do furto por meio de um amigo, que mora no bairro.

“Eu sabia do risco, ela não tinha o caráter de ficar ali a vida inteira, estava sujeita a intempéries também. Mas não imaginei que seria levada tão rápido, e na Praia do Canto”, destacou a artista.

Vania disse que chorou quando soube que a obra havia sido furtada, mas prefere acreditar que alguém levou porque gostou muito.

“Só queria que ficasse mais tempo, que mais pessoas vissem a obra. Ela tem um título que é uma frase minha: ‘A arte não é um espaço inocente’. Porque a arte tem culpa de ser linda, de ser livre e em razão disso a gente se apropria de espaços públicos. Não quero achar culpados, alguém levou porque gostou”, declarou a artista.

A poltrona utilizada na obra havia sido descartada e foi encontrada na calçada do ateliê de Vania. A obra foi uma homenagem à Antoni Gaudí, arquiteto espanhol que é inspiração para a artista e também era designer de móveis. “Dediquei a obra ao Gaudí, celebrando a data de aniversário dele, que faria 171 anos. Muita gente gostou, estavam fazendo selfies e compartilhando”, contou.

Vania destacou que não denunciou o furto, mas amigos estão procurando na região, mobilizados para encontrarem a obra. Ela planeja agora a próxima instalação artística  que também será exposta na cidade. “Me aproprio da lei, de que é livre a expressão intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou de licença. Desde que não atrapalhe as pessoas, nossa preocupação é essa”, explicou.

Caso alguém encontre a instalação artística furtada, pode entrar em contato com a artista pela rede social @vaniacaus.art.