“Paciência de Pescador”: Mucane terá nova exposição a partir deste sábado (17)

“Paciência de Pescador”: Mucane terá nova exposição a partir deste sábado (17)

Em tempos de pressa, ansiedade, produtividade constante e estresse, quem visitar o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), a partir do próximo sábado (17), às 10 horas, irá se deparar com um cenário fora do comum na exposição “Paciência de Pescador”.

O projeto, que ficará disponível até o dia 17 de outubro, do artista Rafael Segatto, tem como proposta refletir sobre processos de morte e transformações a partir do mar e tem o calcário como principal elemento presente nas obras.

Por meio da coleta de ossos de animais marinhos, conchas, sementes e carapaças, o artista estrutura, no espaço expositivo do Mucane, um altar referenciado em práticas religiosas afrobrasileiras, especialmente as de origem centroafricanas, construindo um espaço de convivência e interação entre as múltiplas dimensões do mundo.

“‘Paciência de Pescador’ é, para mim, uma conduta perante a vida. É como percebo a possibilidade de me movimentar e me encontrar com outras temporalidades. O tempo é muito importante. É preciso entender as transformações, permitir os processos de morte que a gente vive em vida, respeitar o destino e construí-lo. Uma conexão com a ancestralidade. Tudo isso é paciência. Tudo isso é tempo. E o mar, onde o tempo existe, é onde me conecto comigo e com uma forma de ver o mundo que não é linear, e nem sempre visível. É como se dentro dele eu estivesse procurando terra firme, e essa terra é interior, que nutre e faz a vida”, declarou Rafael.

 

Edital

A exposição foi contemplada no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu Capixaba do Negro, ano 2019/2020, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

 

Visitação

“Paciência de Pescador” possui classificação indicativa livre e entrada franca. Os horários de visitação são: de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

As visitas estão limitadas a 15 pessoas por vez. Há aferição de temperatura e o uso de máscaras e de álcool em gel é obrigatório.

O agendamento não é necessário, porém, aqueles que o desejarem poderão realizar reservas por meio do e-mail [email protected]

 

Formação de professores

Além da mostra, Rafael Segatto realiza também uma “Formação de Educadores e Professores da exposição ‘Paciência de Pescador'”, entre os próximos dias 19 e 21.

O público-alvo inclui professores, educadores sociais, mediadores culturais, graduados e graduandos de artes e educação.

O objetivo é introduzir os profissionais interessados nos temas que atravessam a pesquisa do artista e se desdobram na exposição.

A partir das obras, a equipe educativa irá apresentar propostas de atividades que abordem tais temas para que os inscritos possam trabalhar com grupos e/ou turmas escolares os assuntos ligados à exposição e o trabalho do artista proponente, mas, também, a arte contemporânea e suas relações com a estrutura social em que vivemos, assim como as relações de alteridade e experiência com a arte.

Também será apresentado o material educativo elaborado pela equipe do Mucane, para que sejam discutidos com os participantes os possíveis usos desse material em sala de aula e outros contextos de educação formal e não formal.

Compõem a equipe educativa as profissionais Jaíne Muniz, Nataly Volcati e Karenn Amorim.

 

Inscrições

As inscrições para a formação deverão ser feitas a partir de formulário on-line, no link bityli.com/uqUgX, até as 21 horas da próxima sexta-feira (16).

Os encontros serão realizados através da plataforma Google Meet, coordenados pela equipe educativa do Mucane.

No ato da inscrição, o interessado deverá escolher uma das três turmas disponíveis:

Turma 1 – noturno: 19 de julho (segunda-feira), das 18 às 20 horas;
Turma 2 – matutino: 20 de julho (terça-feira), das 9 às 11 horas;
Turma 3 – vespertino: 21 de julho (quarta-feira), das 15 às 17 horas.

Reprodução PMV