Parque da Fonte Grande recebe estudantes para imersão em poesias

Parque da Fonte Grande recebe estudantes para imersão em poesias
Imersão poética no Parque da Fonte Grande

Mais uma oficina de experimentação poética para os estudantes do 6º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, que fica em Nova Palestina. Desta vez, as turmas foram até o parque da Fonte Grande, na manhã desta quinta-feira (14), para participar da 11ª oficina do projeto “Poetizando nos Parques de Vitória”.

A visita ao parque teve por objetivo aproveitar as belas paisagens do local para trabalhar com os estudantes conceitos de autoconhecimento e respeito, além de potencializar as individualidades de cada um. A imersão poética foi comandada pelo poeta, professor e educador cultural Diego Cavaleiro, com apoio da professora de Língua Portuguesa Rosemere Resende.

Para começar, o professor provocou os estudantes a fazer um exercício de silêncio e contemplação, além de conversar sobre os ancestrais da humanidade, a evolução das formas de se alimentar, viver em grupos, e a relação com a natureza. Por meio de um poema, ele convidou os estudantes a refletir sobre o tema.

“Quem poluiu o mundo meu
Pergunta sem resposta, capaz
Eu polui mais ou igual aos meus pais
Mas agora, o que fazer pra mudar?”, diz um trecho do poema declamado.

Em seguida, todos caminharam até o mirante do Sumaré, que oferece uma visão de tirar o fôlego. No local, os estudantes foram provocados a olhar para um ponto distante e aproveitar os momentos de bem-estar gerados pela contemplação da vista única cidade. Além disso, alguns deles puderam identificar suas casas, ruas e bairros em que residem.

Vivenciando a cidade

O estudante Carlos Eduardo, do 8º ano, aprovou a experiência no parque. “Gostei muito de hoje. Foi uma oportunidade única, nunca tinha vindo até o parque, mesmo morando na região, e fiquei encantado com tudo que conhecemos. A poesia sempre nos emociona”, disse.

Já o estudante Pedro Henrique, também do 8º ano, tem valorizado ainda mais a cultura da poesia. “Mais um passeio muito bom. Nos ajuda a entrar cada vez mais na poesia, tem pessoas que não gostam, mas nesse projeto nós estamos entendendo sua importância. Inclusive, eu vou lançar uma música que estou fazendo em homenagem a toda essa jornada, para a galera celebrar”, contou.

Jornada Poética

As turmas estão vivenciando uma verdadeira jornada poética dentro do projeto, que tem o objetivo de promover reflexões por meio da arte da palavra, buscando trabalhar a construção de projetos de vida saudáveis, resgatando a autoestima e a identidade dos estudantes. O professor Diego Cavalcante falou sobre o processo que tem vivenciado com os estudantes.

“O dia de hoje é muito importante. O objetivo era fazer uma imersão poética, achar um refúgio na cidade, que conecta a poesia com a natureza, em um local que fosse acessível a todos eles. A ideia é que eles compreendam que a poesia está em todo lugar e que eles podem buscá-la, além de ser uma forma de dar uma aula prática conectando poesia com história, língua portuguesa e ecologia. Acredito que isso os sensibiliza e faz diferença no processo de aprendizagem de cada um deles”, disse.

Colhendo resultados

A professora Rosemere Rezende ressalta que a partir das atividades desenvolvidas no projeto, notou uma evolução nos estudantes em seu engajamento com as aulas, nas formas de se expressar, compartilhar conhecimentos e trocar experiência com os colegas.

“O sentimento é que estamos conseguindo fazer um trabalho significativo. Notamos que eles têm conseguido se expressar, fazemos várias rodas de conversas e debates de temas pertinentes na vida deles. Além disso, o protagonismo deles tem se sobressaído. Eles já produzem, se expressam, sugerem temas e dinâmicas. Estamos orgulhosos dessa evolução”, afirma.

 

Fonte: PMV